Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2022

Post do Beto Carrero pode ser considerado crime eleitoral, afirma advogado

Parque anunciou uma promoção para os eleitores que fossem vestidos com camiseta vermelha durante o horário de votação
Por Geórgia Gava Penha, SC, 27/10/2022 - 12:05 Atualizado em 27/10/2022 - 13:20
Arte: Reprodução/ Redes sociais
Arte: Reprodução/ Redes sociais

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um post do Parque de Diversões Beto Carreto World - localizado na Penha, Litoral Norte Catarinense -, causou fervor nas redes sociais nesta quarta-feira (26). O material continha uma promoção com desconto de 25% ao eleitor quem fosse vestido com a camiseta vermelha, em alusão ao Partido dos Trabalhadores (PT), durante o horário de votação no próximo dia 30, domingo. 

Confira o post da promoção, que já foi excluído da conta:

Segundo o advogado, professor e secretário-geral da OAB de Criciúma, Luiz Eduardo Lapolli Conti, a prática do parque pode ser considerada um crime eleitoral, sim, já que o art. 299 do Código Eleitoral - Lei 4.737 -, diz que é infração "dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita".

"Como você pode observar, existe a oferta de vantagem para conseguir abstenção, o que configura o núcleo da conduta criminosa. No caso, o crime pode ser cometido por qualquer pessoa, não precisa ser candidato e nem mesmo ligado à campanha", detalha o advogado. 

Conti explica que o crime, caso comprovado, é considerado "corrupção eleitoral" e, por isso, pode ser aplicada uma pena de até quatro anos, mais multa, no valor aproximado de R$ 6 mil. "Após a denúncia, o Ministério Público Eleitoral, se entender existirem indícios de crime, e eles existem, abrirá inquérito para investigação e apresentará denúncia contra os administradores do parque, na Justiça", finaliza o professor. 

Denúncias via Pardal

Segundo informações obtidas pelo Portal 4oito, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) recebeu mais de 150 denúncias, via aplicativo Pardal, sobre o caso do Beto Carrero. Em nota, o órgão afirma que "todas estão sendo encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, a quem compete requerer a instauração de representação para apurar o ocorrido". 

Ainda, o TRE-SC afirma que, se houver indícios de irregularidades, o caso será encaminhado ao procurador regional. "Com o Ministério Público Eleitoral propondo abertura de representação, o processo será distribuído a um dos juízes relatores do Tribunal. A Justiça, a quem não cabe investigar e, sim, julgar, não pode se manifestar além disso sobre o caso, pois precisa aguardar a atuação do MPE", diz, ainda, a nota. 

No fim da manhã desta quinta-feira (27), o Parque de Diversões Beto Carreto World se manifestou através das redes sociais. Confira no íntegra: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito