A Unesc está lançando uma nova pós-graduação em Psicomotricidade, voltada a profissionais da saúde e das ciências humanas. O curso tem como objetivo aprofundar o entendimento da relação entre corpo e mente, preparando especialistas para atuar em dificuldades emocionais e psicomotoras.
Segundo o doutor em Educação e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato, a proposta é oferecer formação interdisciplinar. “Estamos falando da ciência que estuda a relação entre pensamento, cognição, movimento e também as emoções. Não é possível separar corpo e mente, inteligência e motricidade. Essa unidade indivisível é fundamental para compreender e intervir em diferentes dificuldades que impactam a vida das pessoas”, explicou.
O curso é direcionado a profissionais de áreas como educação física, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e artes, possibilitando a atuação clínica ou em espaços de atendimento psicomotor. “É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ampliar o conhecimento, o psicomotricista pode criar espaços de atendimento e auxiliar na recuperação de dificuldades ligadas à motricidade e às funções cognitivas”, destacou Volpato.
No próximo sábado (30), a universidade promove a Jornada de Psicomotricidade, evento que contará com convidados nacionais e internacionais para debater os impactos da era digital. A atividade marca a retomada dessa área na instituição. “A Unesc teve cursos de Psicomotricidade nos anos de 1986 e 1987, e agora, quase 40 anos depois, volta a oferecer essa formação. É um momento especial, que pode até abrir caminho para um futuro curso de graduação na área”, completou Gildo Volpato.
Ouça a entrevista completa: