Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Porto de Imbituba toma providências para receber navio que vem da China

Temor é com a disseminação dos casos do Novo Coronavírus no país asiático. Da China até a chegada em Imbituba serão 55 dias
Por Redação Imbituba, SC, 29/01/2020 - 15:13 Atualizado em 29/01/2020 - 15:15
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A SCPAR Porto de Imbituba informa que recebeu orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre medidas sanitárias a serem adotadas em pontos de entrada, frente aos casos do Novo Coronavírus (nCoV) no mundo. O alerta é redobrado já que nos próximos dias o terminal portuário sul catarinense receberá um navio vindo da China, país que mais sofre com a rápida disseminação da doença. A Autoridade Portuária está realizando desde segunda-feira, 27, a divulgação dos materiais informativos da agência sanitária (boletim epidemiológico e spots) aos servidores, trabalhadores portuários, prestadores de serviços, operadores e agentes marítimos, através de e-mail, cartazes e grupos de WhatsApp.

Além disso, estará reforçando as ações de prevenção a qualquer vírus, distribuindo dispensers de álcool gel em pontos estratégicos de circulação de pessoas no porto, como portarias, casas de convivência e prédios administrativos.

A SCPAR Porto de Imbituba está em contato direto com o Posto da Anvisa em Imbituba, localizado dentro do próprio porto, e as medidas necessárias à prevenção estão sendo adotadas. Destaca-se que nenhum navio pode atracar ou operar no porto sem a autorização da Anvisa, a qual emite o Certificado de Livre Prática (CLP). Este certificado apenas é concedido pelo órgão interveniente mediante apresentação da Declaração Marítima de Saúde, da lista de viajantes com respectivos locais e datas de embarque e desembarque e possíveis registros de atendimento de bordo, medidas que permitem detectar com antecedência a presença de patologias nos tripulantes.

Havendo qualquer suspeita a bordo, a Anvisa será comunicada e em, seguida, fará os trâmites legais, entre eles, comunicar a vigilância epidemiológica.

Navio vem da China

O navio RIK OLDENDORFF escalou a China de 19 de outubro a 15 de dezembro (fazendo dry docking, manutenção periódica). Depois da China ele já escalou a Rússia (Nakhodka), de 20 a 23 de dezembro para abastecimento. Em seguida, partiu para Cingapura onde ficou nos dias 8 e 9 de janeiro, também para abastecimento. Desde a saída da China até a chegada a Imbituba serão 55 dias de viagem. 

Já foi contatado o comandante do navio e emitida uma Declaração Marítima de Saúde, em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional, contendo informações sobre a identificação da embarcação, a viagem e a saúde dos viajantes. A declaração não reporta qualquer problema. Uma nova Declaração Marítima de Saúde será solicitada três dias antes de o navio atracar.

A Autoridade Portuária ressalta que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas e pede cautela aos veículos de imprensa para evitar desinformação à população.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito