Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Portaria determina menor valor retido pela Caixa em emendas parlamentares

Lançamento foi feito na tarde desta terça-feira na sede da Amrec, em apresentação da plataforma +Brasil
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 22/10/2019 - 16:37 Atualizado em 22/10/2019 - 17:39

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi lançado nesta terça-feira, 22, na sede da Amrec, a Portaria 558/2019 intraministerial do Governo Federal, que desburocratiza o acesso às verbas de emenda parlamentares por parte das administrações municipais.

Dentre as principais medidas está a diminuição da porcentagem das verbas retidas na Caixa Econômica Federal, que anteriormente podia atingir até 13% do total das emendas. Pela nova portaria, o valor limite que ficará na Caixa será de 4,5%.

"É algo que a Fecam vem trabalhando há muito tempo, para reduzir burocracia e tarifa. Acabava demorando muito e atrasando a implementação desses recursos, havia emendas de três a quatro anos que não eram viabilizadas. Com essa nova portaria, conseguimos avançar muito", afirmou o presidente da Fecam e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

Além da redução das tarifas à Caixa, a portaria vai garantir mais transparência à população, com a possibilidade de conferir o andamento das verbas e das obras, através da plataforma digital +Brasil.

Outros pontos destacados são a diminuição de vistorias presenciais da Caixa, o que vai diminuir os custos de liberação das verbas, a simplificação do desbloqueio de verbas e a extinção de documentos físicos.

"É uma redução de custos bastante grande, proporcionado pelos avanços tecnológicos que os processos têm. Eles se tornam mais céleres e econômicos, o que reflete em mais recursos para as obras e faz com que a população perceba os investimentos que são feitos", destacou o superintendente da Caixa Econômica Federal do Sul Catarinense, Éderson Negri.

A portaria entrou em vigência no dia 10 de outubro. Os contratos de emendas parlamentares anteriores não entram nestes novos critérios. "Se as novas tem uma celeridade maior, a nossa equipe tem espaço na agenda para dar mais atenção aos contratos anteriores", acrescentou Éderson. Outra novidade é que os valores de até R$750 mil serão creditados em parcela única, logo após a licitação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito