Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Portadores de Fibromialgia terão prioridade em atendimento e vagas de estacionamento

Criciúma vai contar com um ambulatório especial para esses pacientes a partir de quarta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 10/08/2020 - 20:47 Atualizado em 10/08/2020 - 20:48
Vereador Tita Belloli / Divulgação
Vereador Tita Belloli / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Você já ouviu falar em fibromialgia? Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, essa doença atinge pelo menos 2,5% da população mundial. O fibromiálgico tem dor muscular generalizada e/ou crônica, no entanto, não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Normalmente, essa dor é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (a pessoa acorda cansada), falta de memória e atenção, podendo também gerar distúrbios do humor, como ansiedade e depressão.

Em Criciúma, os vereadores aprovaram o substitutivo global de autoria dos vereadores Arleu da Silveira (PSDB) e Tita Belloli (PSDB) ao projeto de lei nº 53/2020 que garante aos portadores da doença prioridade de estacionamentos e preferência nos atendimentos em estabelecimentos públicos e privados.

Com isso os estabelecimentos públicos e privados localizados no município de Criciúma deverão dispensar, durante todo o horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia.

Fica permitido aos portadores de fibromialgia:

I - estacionar nas vagas reservadas às pessoas com deficiência, mediante identificação e credenciamento dos beneficiários, nos termos da legislação específica;
II – utilizar, no transporte coletivo municipal, os assentos preferenciais destinados às pessoas com deficiência, conforme Lei 6.732, de 31 de maio de 2016.

Um exemplo

Maria do Carmo da Silveira, de 63 anos, convive com a doença há 29 anos.  As dores, sejam musculares ou de cabeça, fazem parte da rotina de Maria. Ela conta que, quando passa por momentos de nervosismo ou estresse, no dia seguinte amanhece com fortes dores pelo corpo. Há quase três décadas convivendo com a doença, a aposentada sente falta da assistência do Poder Público.

“Essa doença tinha que ser levada mais em consideração, que tivessem mais atenção conosco, pois a gente vai ao médico e ele fala ‘tem que fazer hidroginástica’, então isso teria que ter disponível, um tratamento mais especializado para que não sofrêssemos tanto, e fosse mais fácil de amenizar esse problema”, pontuou a aposentada.

Criciúma terá ambulatório

Recentemente, o Legislativo de Criciúma aprovou requerimento de autoria do vereador Tita Belloli que solicita ambulatório de atenção à saúde da pessoa com fibromialgia. O projeto será lançado nesta quarta-feira, na Unesc, segundo o presidente Tita Belloli, e é uma parceria do Legislativo com Executivo e a Universidade. A proposta, que será desenvolvida dentro do CER (Centro Especializado em Reabilitação), é única no Sul Catarinense, e poderá usufruir da estrutura da Unesc em todas as etapas do tratamento - Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e outras áreas.

Para o presidente do Legislativo, Tita Belloli, a implantação do programa será uma grande conquista para os pacientes. “Fui procurado na Câmara por algumas pessoas que possuem essa doença, eu não tinha ideia da quantidade de gente que sofre com esse problema em Criciúma. Agora, com certeza essas pessoas terão um local adequado para serem atendidas”, pontuou o presidente.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito