Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Porcentagem de brasileiros “menos conscientes” cresce, indica pesquisa

Entrevistados foram questionados sobre 13 comportamentos que possuem em sua rotina para avaliar o nível de consciência
Por Redação Criciúma - SC, 28/07/2018 - 17:26
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foram entrevistadas 1.090 pessoas com mais de 16 anos, de todas as classes sociais e de 12 capitais ou regiões metropolitanas, em todas as regiões do país, entre 9 de março e 2 de abril deste ano. Os entrevistados foram questionados sobre 13 comportamentos que possuem em sua rotina para avaliar o nível de consciência. É o que explica a coordenadora de conteúdo do Instituto Akatu, Virgínia Antonioli.

“Um dos principais insights que a gente tira dessa pesquisa é o grau de consciência do consumidor brasileiro. Esse grau de consciência, ele é extraído a partir da adesão do consumidor a 13 comportamentos que a gente identifica que são relacionados a uma série de outros comportamentos que indicam que esse consumidor é mais consciente”.

Ler atentamente os rótulos antes de comprar um produto, separar o lixo para reciclagem, fechar a torneira enquanto escova os dentes e evitar deixar lâmpadas acesas estão entre os aspectos abordados. Considera-se indiferente o consumidor que pratica de zero a quatro, iniciante o que pratica de cinco a sete, engajado, de oito a dez, e conscientes, de 11 a 13.

O resultado da pesquisa mostrou que 76% dos entrevistados são menos conscientes, com 38% indiferentes e a mesma porcentagem para os iniciantes. Somente 24% são considerados mais conscientes, sendo que 20% foram classificados como engajados e apenas 4% como conscientes.

Para a coordenadora, o que mais chamou a atenção no resultado da última pesquisa foi o crescimento dos consumidores iniciantes, que estão começando práticas conscientes há pouco tempo. “O que a gente observou foi um aumento bem significativo, de seis pontos perc ntuais, dos consumidores iniciantes. Ou seja, são aqueles consumidores que estão começando agora a praticar algumas práticas, alguns comportamentos que indicam mais consciência no consumo”.

O maior nível de consciência tem viés de idade, qualificação social e educacional: 24% dos mais conscientes têm mais de 65 anos, 52% são das classes A e B (renda entre R$ 5,4 mil e R$ 23,3 mil) e 40% têm ensino superior.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito