Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por assinatura digital, Câmara devolve R$ 1,2 milhão à Prefeitura

Esse é o primeiro dos repasses bimestrais que o Legislativo planeja fazer ao Executivo ao longo do ano em Criciúma
Denis Luciano / Marciano Bortolin Criciúma, SC, 05/03/2020 - 16:44 Atualizado em 05/03/2020 - 16:47
Fotos: Marciano Bortolin / 4oito
Fotos: Marciano Bortolin / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quando elegeu-se presidente da Câmara, o vereador Tita Beloli (MDB) afirmou: "nossa meta é devolver a sobra do duodécimo a cada um ou dois meses, para que esse dinheiro não fique parado na conta". E agora a proposta saiu do papel. Na tarde desta quinta-feira, 5, em ato no Paço Municipal, Tita fez a entrega de mais de R$ 1,2 milhão ao prefeito Clésio Salvaro. "Esse dinheiro não é nosso, é da população de Criciúma, ele precisa ser investido na cidade. A prerrogativa é do prefeito, mas o prefeito sabe empregar bem para o cidadão criciumense", afirmou o parlamentar.

Trata-se da primeira parcela dos repasses que serão bimestrais. "Em vez de deixar na conta da Câmara para uma devolução no fim do ano, tivemos essa construção com o Observatório Social, com a mesa diretora, os vereadores, para que esse recurso seja aplicado para as pessoas que mais precisam", salientou Tita. "Tem a saúde, infraestrutura, educação, muitas áreas que precisam ser investidas. Esse dinheiro vem em boa hora para uma boa gestão do prefeito", sugeriu.

O repasse se deu em assinatura digital, em vez do uso de papel

"Valeu Tita"

O prefeito Salvaro agradeceu ao gesto do presidente do Legislativo. "A Câmara tem sido uma grande parceira do Executivo. No meu primeiro mandato o Edinho do Sindicato que foi presidente, depois o Toninho da Imbralit, sempre que a prefeitura precisava eles faziam a devolução para o Executivo, o dinheiro fica lá na Cãmara ou volta. Depois vieram o Julio Colombo, Miri Dagostin, agora o Tita, e essa parceria é sempre muito importante", salientou. "Às vezes o governo precisa, também, ter o dinheiro, e deixando o dinheiro na conta da prefeitura, e diariamente eu pego o extrato da prefeitura, onde podemos gastar e compromissos, a responsabilidade fiscal é muito grande, a responsabilidade financeira, de caixa é muito grande", destacou.

Salvaro valorizou também o papel que o Observatório Social vem desempenhando no controle das contas públicas em Criciúma, citando a presença, no ato, do presidente do órgão, Sinésio Volpato. "O Observatório nos guia, nos orienta e cumpre um papel importante, representa a sociedade, mas que por outro lado não tem gasto algum para o cidadão. A presença do Observatório Social é muito importante para nós. Sempre aceitamos sugestões, discussões. Ali na Sala de Licitações tem uma cadeira para o Observatório Social, que acompanha tudo online", sublinhou.

A lembrança ao ajuste das contas da prefeitura também foi feita pelo prefeito. "Nós colocamos a casa em ordem, em todos os locais, agora são duas inaugurações por noite, digo que estamos inaugurando obras para a sociedade, pagando o melhor salário para os professores de todo o território nacional. "Não fosse aquele ajuste contábil não estaríamos onde estamos. Buscando recursos do Finisa, enquanto outros municípios pagam 11% de juros ao ano, Criciúma está em 6%. E de 6% para 11% não são 5%, é preciso fazer outra conta, é quase 100% a mais. E porque nós temos essa capacidade de tomar esse dinheiro com esse juro tão barato? Porque temos caixa para pagar, porque a capacidade de pagamento é significativa", enfatizou. 

Salvaro deixou no ar, ainda, um comentário sobre críticas que seu governo recebeu referentes a um possível endividamento do município a longo prazo. "É sempre bom encaminhar investimento, passivo e dívida. Uma coisa é dívida, outra coisa é investimento, e nós focamos muito em pagar o passivo por isso temos todas as contas religiosamente em dia, não temos nenhuma certidão negativa vencida, todas em dia, por isso nós alcançamos um recurso internacional", finalizou.

O prefeito não adiantou quais áreas receberão investimentos com os recursos recém entregues pelo Legislativo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito