Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Políticos comentam a morte de Altair Guidi

Em programa especial da Som Maior, autoridades recordaram das obras e lamentaram a perda de Guidi
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 23/01/2018 - 15:50 Atualizado em 23/01/2018 - 16:24
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Morreu na manhã desta terça-feira (23), o ex-prefeito de Criciúma e ex-deputado estadual, Altair Guidi. Após passar por cirurgia e ter infecção grave, não conseguiu superar sua última baixa, do dia 14 de janeiro, quando completou 81 anos. O velório acontece no hall de entrada da Prefeitura de Criciúma, a partir do fim da tarde. O sepultamento está marcado para às 10h, de quarta-feira (24), no Cemitério Municipal.

A Rádio Som Maior, exibiu um programa especial sobre a trajetória de Altair Guidi, comandado por Adelor Lessa. Foram ouvidas diversas personalidades que de alguma forma fizeram parte da vida do político, incluindo o governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, seu filho, o deputado Ricardo Guidi e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, entre outros.

Eduardo Moreira

Para o atual governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, Altair Guidi era um homem polêmico e corajoso. Segundo Moreira, Guidi sempre pensou grande e tinha visão de futuro, sendo fundamental para o desenvolvimento de Criciúma.

“Quando comecei a vida política em Santa Catarina o Altair Guidi já era conhecido. Visitei muitas vezes quando era prefeito, fui médico de pessoas de sua família. O Ricardo (Guidi) passava suas férias em Brasília, éramos muito próximos. Fomos rivais algumas vezes e aliados muitas outras. Ele merece muitas homenagens por sua vida política. Como governador assinei luto oficial de três dias”, afirmou Moreira.

Ricardo Guidi

Emocionado com a morte do pai, o deputado Altair Guidi, eleito em 2014 para o seu primeiro mandato, falou sobre o legado do político, que de acordo com ele, sempre estava preocupado com a cidade e a região. 

“Fez grandes mandatos, o primeiro transformou Criciúma, com muitas ruas, praças e o canal auxiliar, o aeroporto, calçadão. No segundo mandato, com foco principalmente na criança, quando não se falava muito nisso. É um dia muito triste”, disse.

Clésio Salvaro

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, contou que durante o período entre 2007 e 2010 voltavam da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alec), em Florianópolis, no mesmo carro, e que neste tempo, conversavam sobre a cidade.

“Quando soube, imediatamente liguei para o seu filho Ricardo Guidi. A partir do final da tarde ou do início da noite, o corpo será velado no hall de entrada da prefeitura. O Altair Guidi é uma pessoa extremamente importante. Eu lembro do seu primeiro mandato, quando a indústria carbonífera era forte, assim como a cerâmica, e ele preparou a cidade para ser o que é hoje”, destacou Salvaro.

Esperidião Amin

O deputado federal Esperidião Amin afirmou que Altair Guidi foi um dos maiores prefeitos do país, chamando-o de professor.

“É um homem que imprimiu qualidade nas obras, para definir o futuro de Criciúma. É uma marca entre os grandes prefeitos de Santa Catarina e do Brasil, pelo conceito do planejamento urbano, e integração com a região e o estado. O Altair precisa ser homenageado por ser professor de prefeitar”, disse Amin.

Manoel Coelho

Seu amigo desde os tempos da faculdade no Paraná, o arquiteto Manoel Coelho foi responsável pelas maiores obras do Governo Guidi. Coelho também ajudou na campanha para a prefeitura, em 1976.

“O Altair foi uma grande figura, desde a faculdade no Paraná. Fazíamos trabalhos juntos, tínhamos uma relação muito forte desde aquela época. Passados seis anos, ele me ligou, para ajudar a bolar a campanha para prefeito. Ele pediu para criar a campanha dele, visitei Criciúma, era um cidade com o pó do carvão, daí surgiu a ideia do slogan “Vamos dar cor a Criciúma”. Ele tinha mil ideias na cabeça, sempre foi vanguardista, revolucionário e inovador”, lembrou Coelho.

Mario Sônego

Vice de Altair Guidi durante o primeiro mandato, Mario Sônego falou sobre a parceria entre os dois, que foi além da política.

“Ele foi um grande pensador, um grande projetista. Tive a honra de estar no governo dele por seis anos. Nossa amizade e projetos sempre foram em conjuntos, meu gabinete sempre foi do lado do dele, com um pensamento bom voltado ao povo de Criciúma. Eu sempre tive a imagem do Altair como um grande prefeito, que deixou marcas para o povo de Criciúma”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito