Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Altair Guidi faleceu aos 81 anos

Arquiteto de formação, o ex-prefeito deixa como legado a conclusão da Centenário e o Parque Centenário
Por Redação Criciúma - SC, 23/01/2018 - 14:06 Atualizado em 23/01/2018 - 14:19

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após semanas lutando contra infecções, faleceu na manhã desta terça-feira (23), aos 81 anos, o ex-deputado e ex-prefeito de Criciúma Altair Guidi.

Arquiteto de formação, Altair Guidi nasceu em Criciúma no dia 14 de janeiro de 1937, era casado com a ex-senadora Sandra Zanatta Guidi e pai de Andréa e do deputado Ricardo Guidi.

Altair Guidi foi prefeito de Criciúma em duas oportunidades. A primeira delas, de 1977 a 1983, com Mário Sônego como vice, e a segunda, de 1989 a 1992, com o vice Ademir Uggioni. 

O primeiro mandato ficou marcado por grandes obras, como o Parque Centenário, onde estão hoje o Paço Municipal Marcos Rovaris e o Teatro Municipal Elias Angeloni, além do Monumento às Etnias, o Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, biblioteca, galeria e pista de caminhadas.

No mesmo período, surgiu o primeiro terminal rodoviário urbano de Criciúma, concluiu o projeto da Avenida Centenário e abriu a pavimentação da Avenida Jorge Elias de Luca. Implantou o calçadão na Praça Nereu Ramos, obra com forte impacto nos anos seguintes. Ainda no primeiro mandato, a cidade passou a ter um novo aeroporto, em Santa Líbera.

O foco do segundo mandato foi a educação, possibilitando escolaridade desde o primeiro ano da criança. Implantou o Anel Viário Central, além de pavimentar as ruas de acesso aos bairros Mina do Mato, A. Naspolini, Mina do Toco e Morro Cechinel, obras de sua primeira administração.

No período entre 1991 e 1992, foi presidente da Associação dos Munícipios da Região Carbonífera (Amrec). Altair Guidi transferiu a sede da prefeitura para o Parque Centenário, recebendo o nome de Paço Municipal Marcos Rovaris. Em seus governos, aproximadamente 400 quilômetros de vias públicas receberam revestimento asfáltico ou de lajota.

Deputado Estadual

Altair Guidi foi Deputado Estadual por cinco mandatos, no período entre 1987 e 2014. Entre 2007 e 2010 licenciou-se do cargo, para ser secretário estadual de Planejamento.  Seus principais legados foram a coerência política e a luta constante em favor do bem-estar da população. Também foi atuante em relação a defesa do meio-ambiente.

Recebeu o Título de Mérito Legislativo Catarinense, por ter mais de quatro mandatos parlamentares. Aos 78 anos, deixou a vida político-partidária, sendo sucedido pelo filho, Ricardo Guidi, eleito em 2014.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito