Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Política é como nuvem, um dia está em lugar e um dia está em outro”

Palestra com a jornalista Eliane Cantanhêde acontece hoje na EXPOMAIS
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 26/10/2017 - 09:47 Atualizado em 26/10/2017 - 09:50

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para falar sobre o “Cenário Brasileiro” a EXPOMAIS traz, nesta quinta-feira (26), às 19h, Eliane Cantanhêde, do Jornal O Estado de São Paulo e da GloboNews. A jornalista tem passagem por grande veículos como Veja, O Globo e Folha de São Paulo. E em seus anos de carreira, Eliane cobriu e comentou fatos importantes da história brasileira como o fim do Regime Militar, as Diretas Já e a constituinte de 1987-88. Desde então é analista política, principalmente do Governo Federal.

“A gente tem que admitir que o tabuleiro das eleições de 2018 é um tabuleiro em aberto, ainda tem peças que estão se encaixando. Há muita expectativa sobre se há nomes fora do previsto como Fernando Haddad e Luciano Huck, por exemplo. Temos um quadro muito incerto”, disse Eliane.

Sobre o ex-presidente Lula, Eliane afirmou que a situação é precária e que ele pode ser condenado em segunda instancia. “É muito provável que aconteça isso. É um futuro muito incerto. Mas o mais importante é que apesar das turbulências políticas a economia vai se recuperando”, explicou a jornalista.

Ainda sobre o ex-presidente, a jornalista disse que acha muito improvável que seja candidato as eleições de 2018. “Em política a gente nunca diz não e sim, porque política é como nuvem, um dia está em lugar e um dia está em outro. Não dá pra dizer que sim ou não, mas eu digo que é muito difícil que Lula seja candidato”, afirmou.

Para Eliane os principais partidos brasileiros estão bastante enfraquecidos. “Você vê que o PT está muito ferido desde o Mensalão e agora o Petrolão. Você vê que o PMDB do Temer está muito ferido, inclusive com ex-ministros e ex-presidente da Câmara presos. E o próprio PSDB está ferido, porque o Aécio Neves está afastado. Isso mexe muito, não apenas com os brios internos, mas também com o ânimo do eleitorado”, esclareceu.

Eliane falou também sobre a possível candidatura de João Doria e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB. “O Doria correu muito rápido e está perdendo folego. O Alckmin é mais maduro, mais experiente e assim vai garantindo o fôlego. Quem vai rápido demais cansa cedo”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito