Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polícia Militar no topo da prevenção

Números de visitas preventivas realizadas pelo 9º Batalhão da PM são os maiores de Santa Catarina
Por Francine Ferreira Criciúma, SC, 06/11/2018 - 07:30
Guilherme Hahn / A Tribuna
Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Se avaliados os números deste ano, em relação a todos os 28 batalhões de Polícia Militar (BPM) de Santa Catarina, o 9º BPM de Criciúma é o líder disparado do que diz respeito às ações preventivas, tanto no comércio, quanto nas residências e escolas. Os números foram computados pela base de gerenciamento de dados da PMSC, conhecida como Compustat.

Levando em consideração a área de abrangência do 9º BPM – Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso – os policiais militares realizaram 7.686 visitas da Ronda Comercial em 2018, o equivalente a 45% do número realizado em todo o Estado, que é de 17.084.

Em relação à Rede de Segurança Escolar, essas visitas já chegam a 1.731 neste ano, o que corresponde a pouco mais de 17% das 10.024 visitas realizadas em Santa Catarina. Por fim, na Rede de Vizinhos, foram 416 visitas residenciais, o que representa quase 23% das 1.832 ações semelhantes efetuadas no Estado.

Para o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade, os números são motivo de orgulho para o batalhão e fruto do trabalho dos policiais militares. “E a intenção é aumentar cada vez mais, nesse ranking sadio que proporciona mais segurança tanto no comércio, quanto nas residências e escolas. Chegar a esse nível demonstra que o policial é altamente comprometido, que não foi um simples fiscalizador, na verdade foi proativo, se envolveu e teve o comprometimento de pegar os dados, fazer o filtro e projetar no relatório, que foi concluído nesse resultado espetacular”, argumenta.

O comandante explica que, na prática do dia-a-dia, essas visitas preventivas da Polícia Militar contribuem principalmente com dicas de segurança, para que se evite o crime antes que aconteça. Além disso, possíveis criminosos que verifiquem os estabelecimentos e residências antes de cometer o crime, por exemplo, são inibidos pela presença policial.

Reconhecimento merecido

No que diz respeito ao primeiro lugar em ações preventivas, entre todos os batalhões de Santa Catarina, o chefe da Seção de Planejamento e Operação do 9º BPM, major Rafael Matteus ainda destaca a participação do policial militar que está junto à comunidade como fator determinante para o sucesso dos projetos.

“Quanto o policial entendeu que essas ações funcionam, passou a se esforçar cada vez mais. O que se vê, hoje, é um comprometimento do policial militar profissional, voltado ao policiamento orientado para a solução do problema. Ele se sente um ator direto e responsável pela mudança daquele cenário e isso reflete em sua autoestima”, completa o comandante do 9º BPM.

Redução de furtos e roubos

As ações preventivas também estão diretamente ligadas à redução da criminalidade como um todo. De janeiro a setembro deste ano, o 9º BPM registrou 1227 furtos, número consideravelmente menor do que os 1709 registrados no mesmo período de 2017. No mesmo período de tempo, foram 330 roubos em 2018, contra 438 no ano passado.

Por outro lado, a apreensão de armas aumentou de 51 de janeiro a setembro de 2017 para 74 no mesmo período de 2018. Por fim, em relação às drogas, também houve acréscimo na retirada de entorpecentes de circulação, se comparados o ano passado e este ano: de 176 para 187 quilos de maconha; de oito para dez quilos de crack; e de dois para dez quilos de cocaína.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito