Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Polícia Civil alerta para roubo de conta no Whatsapp

Criminosos procuram vítimas que tenham colocado produtos à venda online e solicitam código do Whatsapp como se fossem do site anunciante
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 27/01/2020 - 12:26 Atualizado em 27/01/2020 - 12:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um novo golpe está rolando no Whatsapp e fez vítimas no Sul catarinense. Criminosos subtraem contas de Whatsapp e disparam mensagens solicitando dinheiro emprestado, como se fossem as vítimas em situação de necessidade. Para tentar evitar esses golpes, a Polícia Civil lançou uma campanha de alerta aos usuários.

O golpe é feito da seguinte forma: criminosos procuram anúncios de venda de produtos pela internet, mandam SMS para o número dos vendedores como se fossem do site em que foi anunciado e solicitam que seja repassado um código encaminhado por SMS. Esse código, dizem os golpistas, seria para confirmar o anúncio da venda nos sites.

Porém, o código que é passado por SMS aos vendedores é do Whatsapp. Os criminosos solicitam a instalação do Whats do número das vítimas e confirmam o login através do código via SMS, que é repassado ao número original. Assim, a vítima fica sem o Whats em seu celular e os criminosos utilizam-no livremente em seus aparelhos. Em posse do número, disparam mensagens para os contatos solicitando dinheiro emprestado via depósito bancário.

Para tentar conscientizar a população sobre esse golpe, a Polícia Civil de Santa Catarina lançou uma campanha de alerta. "Um delegado aqui da região foi vítima e o criminoso mandou uma mensagem pra mim pra pedir dinheiro. Não é clonagem, é uma subtração criminosa da conta do Whatsapp", alertou o delegado Márcio Campos Neves.

De acordo com o delegado, corregedor da Civil no Sul do Estado, o valor pedido pelos golpistas não é exorbitante, o que faz com que as pessoas, às vezes, não desconfiem da ação criminosa.

"Eles não pedem valores altos. A média é de R$ 1,5 e R$ 2,5 mil por pedido. É recorrente. Várias pessoas, inclusive aqui de Criciúma, sofreram com isso", disse o delegado. Uma das dicas da Civil é ativar uma função do Whatsapp que gere uma senha de segurança.

"Uma dica é, após recuperar a conta do Whats, habilitar a verificação em duas etapas que insere uma nova senha que o aplicativo vai cobrar de vez em quando. Quando o criminoso quiser habilitar o Whats pelo código, ele não vai ter essa senha", explicou.

Campanha:

"O que fazer?

Basta proceder da seguinte forma: 

Entre no menu Ajustes e em seguida Confirmação em duas etapas. 

Cadastre uma senha e o email e está pronto! 

E lembre-se: nunca empreste dinheiro pra alguém sem antes falar pessoalmente por telefone ou pessoalmente! 

Não ligue via Whatsapp."

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito