Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Plano de Desenvolvimento: Desafios e ideias são apresentadas no workshop de Passo de Torres

Comunidade participou do debate na tarde desta terça-feira (21)
Por Redação Passo de Torres, SC , 21/06/2022 - 21:38
Foto: Décio Batista/ Agecom/ Unesc
Foto: Décio Batista/ Agecom/ Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os moradores das cidades do Extremo Sul Catarinense continuam pensando no futuro. Na tarde desta terça-feira (21/06), foi a vez de Passo de Torres apresentar os seus desafios, potencialidades e metas, projetando os próximos dez anos. 

Assim como nas outras, os munícipes responderam três perguntas: quais as principais dificuldades e desafios que a cidade encontra atualmente? Quais as principais potencialidades do município para a região? E, por fim: quais são os seus sonhos para região (possíveis novas vocações para o município)? "A Unesc, Universidade Comunitária, está presente em toda a região e, por meio da parceria com o Sebrae/SC, a Amesc e o Governo de Passo de Torres trabalha na elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico, que será entregue até o fim do ano com as metas e indicadores para a cidade", fala a coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Melissa Watanabe.

Lagoas e praias são alguns dos exemplos da imensa natureza presente na cidade mais ao Sul da Amesc. Por isso, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Planejamento, Roger Maciel, destacou, no decorrer do workshop, a importância de se ter um crescimento sustentável. "O crescimento ordenado é importante para sabermos o que queremos para Passo de Torres, buscando a regularização fundiária, ter ruas mais largas, substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, ter energia renovável nos prédios públicos. A questão do esgoto, que já estamos trabalhando o Plano de Saneamento Básico. Mudar este conceito do desenvolvimento, porque por números estatísticos, Passo de Torres foi a cidade que mais cresceu na Amesc, então estamos com este problema de buscar o crescimento ordenado", falou.

Impressões

Morador de Passo de Torres desde 1993, Roberto Pereira, da Associação de Moradores da praia de Bella Torres, também apresentou algumas de suas impressões vislumbrando o futuro da cidade. "Não podemos continuar com o município do jeito que está. A nossa cidade é linda. A parte que cabia ao meio ambiente, ele fez e foi muito generoso conosco. As melhorias agora dependem somente de nós e o Plano é muito importante para isso. Podemos ter foco no turismo e trabalhar forte em cima dele, pois traz grandes retornos ao município. Passo de Torres é o início de Santa Catarina e tem que se comportar como tal", enfatizou.

Após receber essas informações, a Unesc e os parceiros irão promover um segundo workshop, este presencial. São estas as partes que compõem a visão de futuro para as ações que iremos pontuar e embasar para que trazemos as informações qualitativas e quantitativas para Passo de Torres. Hoje conversamos sobre estas informações, quais são as propostas.  

Com relação às potencialidades, os participantes destacaram a criação de um parque industrial, a utilização de recursos naturais, o turismo no verão e a disponibilidade de recursos hídricos, devido às lagoas. Além disso, também foi destacada a riqueza da gastronomia, com foco nos frutos do mar, a localização privilegiada, já que a cidade fica às margens da BR-101 e próximo da Rota do Sol, no Rio Grande do Sul.

Sobre os sonhos para os próximos dez anos, os participantes destacaram o uso das tecnologias, redução da emissão de carbono, preservação dos recursos hídricos, incentivo aos eventos turísticos, qualificar a mão de obra na área da pesca, entre outros.

Municípios que já realizaram o workshop:

Jacinto Machado;

Timbé do Sul;

Balneário Gaivota;

Meleiro;

Arroio do Silva;

Araranguá;

Sombrio; 

Morro Grande;

Turvo;

São João do Sul;

Santa Rosa do Sul;

Passo de Torres.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:


1º – Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.


2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;


3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;


4º – Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito