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Planejamento: uma das saídas da cultura e do turismo para superar a crise

Setores ainda sentem os impactos da pandemia do novo coronavírus
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 30/05/2021 - 13:08
Foto: Divulgação
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Vários setores foram afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Alguns estão se recuperando, outros seguem aguardando oportunidades. Neste segundo grupo estão incluídos a cultura e o turismo.

O presidente do colegiado de cultura e turismo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Ismail Ahmad Ismail, diz que os responsáveis pelos setores seguem atentos à situação e mantendo o diálogo. “Estamos seguindo as recomendações das esferas superiores, fazendo planejamentos, participando de fóruns, acompanhando as pesquisas de impacto e buscando apoiar o setor com os editais. Conseguimos executar 100% a Lei Aldir Blanc em Criciúma, lançamos um edital com recursos próprios e devemos lançar outro esse ano. Mas, é  tudo muito na base da suposição, pois ainda não se tem muita certeza de quando teremos uma parcela suficientemente vacinada, que será o divisor de águas para que o setor volte com força”, comenta Ismail, acrescentando que isso vale também para os outros municípios da região. “É basicamente o mesmo processo. Participar das rodas de conversas, responder e participar das pesquisas de impacto e estar atento às possibilidades de recursos. Mas acreditamos que um dos pontos fortes da retomada serão as viagens de pequeno deslocamento e valorização dos produtos locais”, relata.

Pesquisa sobre os impactos da Covid-19 no turismo

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), lançou a nova edição da Sondagem empresarial dos impactos da Covid-19 no turismo catarinense. A pesquisa é direcionada a empresários do setor para avaliar os impactos da pandemia em todas as regiões do estado. O formulário eletrônico poderá ser respondido até 9 de junho.

“A participação do trade turístico nesta pesquisa é importante para o levantamento de dados atuais e para uma análise comparativa com as informações coletadas em abril do ano passado. Conhecer esse cenário nos auxiliará na tomada de decisões sobre novas ações, de forma conjunta, visando avançar na retomada das atividades turísticas no estado”, destaca o presidente da Santur Leandro “Mane” Ferrari.

Na primeira edição da pesquisa, da qual responderam o formulário 866 empresas com registro no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos) e entidades de classe de diferentes segmentos, buscou-se conhecer o porte das empresas, tempo de atuação, volume de atendimento, preços praticados, número de funcionários e medidas adotadas para minimizar o impacto.

De acordo com a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, nesta segunda sondagem foram acrescentadas questões relacionadas a períodos específicos, como Natal, Ano Novo e Carnaval, para uma leitura mais apurada sobre a relevância dessas datas para o turismo e o seu desempenho frente à pandemia.
 

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