Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

PL regulariza criação de abelhas em área urbana de Criciúma

Projeto de Lei do vereador Zairo Casgrande (PSD) foi aprovado por unanimidade e permite criação dos animais sem ferrão na cidade de Criciúma
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 01/08/2019 - 15:45 Atualizado em 02/08/2019 - 18:40

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei “Jardins do Mel”, que libera a criação de abelhas sem ferrão dentro dos limites urbanos de Criciúma. O PL 046 foi elaborado pelo vereador Zairo Casagrande (PSD), em conjunto com associações de produtores.

A lei antiga previa a liberação para a criação dessas mais de 300 espécies de abelha apenas no Morro do Céu. Na avaliação de Zairo, a nova lei permitirá que muitos produtores que atuam na área urbana saiam da clandestinidade. Ainda de acordo com o vereador, o aumento da criação dessas abelhas no município trarão impactos ambientais positivos.

“Essas abelhas produzem mel de altíssima qualidade e elas são totalmente inofensivas. É um projeto em prol da vida, pois 70% da agricultura depende da polinização das abelhas”, estima o vereador. O projeto mantém proibida a criação das abelhas africanizadas, com ferrão, que são agressivas e apresentam riscos aos humanos.

O impacto ambiental positivo é confirmado pela Fundação de Meio Ambiente de Criciúma (Famcri). Anequésselen Bitencourt Fortunato, presidente da Famcri, destaca o papel da abelha na flora local. “As abelhas plantam árvores e flores muito mais rápido do que nós, pela polinização. A nova lei não trará impactos negativos nenhum, já que não haverá perigo para os seres humanos”, aponta.

Passo seguinte

O vereador Zairo Casagrande já estuda um novo Projeto de Lei, que visa um “inimigo” natural das abelhas. Pretende regulamentar o plantio das espatodeas, árvores de origem africana, que produzem flores venenosas para alguns insetos, incluindo a abelha.

Ainda em fase de elaboração, o projeto pode instituir a proibição da comercialização e transmissão de mudas da árvore, realizar a extração das espatódeas em espaço público e firmar acordos com proprietários de terrenos que tenham a árvore, através de uma possível extração por parte do poder público e uma compensação com mudas de árvores que não prejudiquem as abelhas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito