O projeto de lei (PL) que pune práticas indevidas das empresas de empréstimos em Criciúma, será protocolado nesta segunda-feira, 22, na Câmara de Vereadores. A iniciativa é do vereador Gustavo Colle (PSD), que tramita na ação desde junho. A imposição ainda abrange ligações abusivas para aposentados e pensionistas. Apenas em 2021, foram registradas 10 mil reclamações no Procon sobre os telefonemas.
Gustavo Colle é ex-coordenador do Procon de Criciúma, onde atuou entre 2018 até o início deste ano. O projeto já estava sendo elaborado por ele, antes mesmo de fazer parte da Câmara de Vereadores do município, envolvendo não só empréstimos consignados como um geral. “A intenção não é proibir a prática da oferta de empréstimo, como os consignados aos idosos, mas sim trazer punições para cobranças indevidas”, destacou o vereador em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
Para aqueles que sofrem com as ligações diárias de empresas de empréstimo consignado e já querem tomar medidas, é possível por meio do site Meu INSS. Ao clicar no link, o munícipe irá realizar o login de cadastro e clicar no ícone “Bloquear empréstimo consignado”. “O número de ligações caí, porque nesta opção os correspondentes bancários tem acesso se você está habilitado ou não para fazer”, acrescentou Colle.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!