Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pizza... com recheio, por favor!

Com o Chef PV Dal Pont, a boa mesa está em destaque com as pizzas, uma paixão dos brasileiros
Por Redação Criciúma, SC, 23/02/2019 - 12:05
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Alho e óleo, americana, atum, bacon, baiana, calabresa, catupiry, escarola, frango, lombinho, mexicana, milho verde, napolitana, paulista, portuguesa, siciliana, texana, vegetariana... Esses são alguns dos inúmeros sabores das pizzas. “E sabe o que todos eles tem em comum? Todos recebem uma massa, molho base e queijo”, comenta o Chef PV Dal Pont, lembrando um princípio básico e também fundamental para essa verdadeira paixão do brasileiro sair do forno. “Mas será que deveriam?”. Eis a intrigante pergunta.

Um dos segredos está na massa. “De diferentes tipos, as massas podem ser fofinhas, espessas, finas, crocantes ou macias. Podem vir em triângulos, em círculos e já existe até pizzas quadradas”, lembra o chef. “Já os queijos podem vir misturados em uma, quatro ou cinco. Pode ser gorgonzola, mozzarella”, exemplifica.

PV conta que o grande barato no mundo das pizzas está justamente aí. “Nessa possibilidade ampla. No entanto, muitas vezes, pela avareza dos donos de estabelecimentos, temos massas sem personalidade e sabores apagados em função do excesso de queijo”, critica. “Se a pizza é de lombinho, tem que ter bastante lombinho, se é de bacon, muito bacon. O queijo funciona de maneira secundária, exaltando os sabores do recheio principal e não como carro chefe em uma fatia”, emenda. 

O chef PV dá uma dica importante. “Se você ama pizza e quer conferir a qualidade de um estabelecimento, vá um dia no seu rodízio e peça o seu sabor favorito. Perceba se o recheio é suficiente, se a massa está crocante. Se o queijo está novo, suculento e quente. Guarde todos esses detalhes na mente”, comenta. “Aí, peça o mesmo sabor, porém à la carte, seja para consumir no local ou para levar para a casa. Geralmente, em um mesmo sabor de pizza, no mesmo estabelecimento, essas produções são diferentes. As do rodízio enchem de queijo e as que vão para a casa, enchem de recheio”, completa.

O abuso dos queijos

O chef faz uma analogia interessante sobre os queijos. “Se já inventaram a pizza quatro e cinco queijos, porque abusam do queijo nas demais? Com certeza pelo lucro. Ah, o lucro...”, observa. PV comenta que oferecer um bom custo benefício às vezes mata a essência do prato, mata o prazer em comer. “O apaixonado por pizza é substituído pelo tarado em comer o maior número de pedaços no menor espaço de tempo. E o barato sai caro. No caso das pizzas, para os dois lados. Tanto para o empreendedor que oferece um produto sem vida, como para o consumidor que prefere o preço ao bom alimento”, reforça.

O segredo está na combinação de massa e recheio. “Muito recheio, diga-se de passagem. Se só vem o sabor do queijo na primeira mordida, está comendo uma pizza ruim”, afirma PV. “E não podemos esquecer do azeite extra virgem”, recorda. “Pizzaria sem um bom azeite para regar as fatias não é um bom estabelecimento. Feliz daquele que tem boas pizzarias em sua cidade, se é que me entendem. Valorize os lugares que valorizam os recheios”, conclui. E saboreie uma boa pizza. Exija uma boa pizza. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito