Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pivotar é uma das soluções para empresas que querem superar a crise

Terminologia é usada para definir empresas que mudam o rumo de seus negócios conforme às necessidades
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 11/05/2020 - 17:07 Atualizado em 11/05/2020 - 17:07
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mesmo que retornando a quase normalidade de suas atividades, muitas empresas estão tendo que se virar para superar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Pivotar, ou seja, mudar o rumo do negócio atuante, é uma das soluções para quem quer superar a crise no mundo dos empreendimentos.

“Temos duas opções dentro do negócio: preservar o modelo de negócio em que se tem atuado ou pivotar, que é fazer mudanças necessárias para aproveitar as melhores oportunidades do contexto”, destacou o diretor de inovação, Igor Drudi.

O cenário de crise e limitação da atuação de muitos empreendimentos fez com que estes tivessem que pivotar sem mesmo conhecer o significado da terminologia. Dessa forma, empresas estão tendo que repensar toda a sua estrutura e mudar suas ações para que permanecessem vivas neste período de transição do mundo.

Como pivotar

Para pivotar, é necessário começar a fazer experimentos dentro do ambiente de trabalho. “Ao invés de tomar decisões radicais muito abruptas que vão onerar muitos recursos e energia, se realizam experimentações. O processo experimental é necessário nessa tomada de decisões”, destacou Igor.

As ações são diferentes entre as grandes e pequenas empresas. Enquanto algumas realizam um certo investimento para testar as atuações, outras colocam energia de forma mais ágil nos processos para trazer um poucos dos aprendizados para o dia-a-dia dos negócios. 

Um ótimo exemplo de pivotagem em tempos de pandemia é a feita pela empresa que atua como um grande market place de academias: a Gympass. “Ao invés de ficar aguardando passar a pandemia para que as academias voltem a ficar abertas, a Gympass começou a levar as academias para dentro das casas das pessoas, estruturando um modelo de aulas onlines para que os clientes fizessem dentro de suas residências”, ressaltou Igor.

O diretor de inovação destaca ainda que, por mais que as coisas voltem ao normal, muito do que se aprendeu durante uma pivotagem deve continuar como norte de uma empresa. “É difícil ver pivotagem parcial ou que voltam atrás depois. Para as que deram certo, a tendência é que se mesclem aos fatores de maior abundância no futuro”, afirmou.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito