Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pescadores colocam em cheque segurança da plataforma norte do Rincão

Prefeitura nega que estrutura apresente riscos, enquanto associação responsável pela manutenção não se pronunciou
Por Heitor Araujo Balneário Rincão - SC, 20/01/2020 - 18:50
Fotos: Denis Luciano
Fotos: Denis Luciano

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O frequentador do Balneário Rincão já se acostumou em ver a plataforma sul fechada para o trânsito de pedestres. Ela foi interditada após a Defesa Civil constatar que problemas estruturais levam riscos à população, devido à falta de ações por parte da antiga associação responsável pela manutenção. Há uma previsão de que um estudo sobre os problemas estruturais possa ser concluído em março; até lá, permanecerá a indefinição sobre o seu futuro. O que surpreende nesse assunto é a afirmação de pescadores que testemunham o estado da outra plataforma na beira da praia: a norte.

De acordo com Zé Grilo, pescador que há décadas reside e trabalha no Rincão, os problemas da plataforma norte são comparáveis aos da plataforma sul. "A plataforma sul, em si, está muito melhor do que a norte. A norte tem problemas de vigas, tem dilatação de sustentação e das marquizes. A gente vai até o T, flutua sob a plataforma e vê isso", afirmou o pescador, em entrevista ao programa Som Maior Verão, da Rádio Som Maior.

A avaliação visual do pescador não recebe o respaldo da prefeitura. O engenheiro civil da secretaria de Infraestrutura, Nestor Bach, reagiu com estranheza ao posicionamento de Zé do Grilo. A norte tem manutenção constante. Não fomos olhar, mas até onde sabemos a manutenção é constante pela associação, que não tem nada a ver com a prefeitura. O que fazemos na sul é uma vigilância, porque há esse problema e está a perigo. O MP notificou e tem essa exigência, por isso o poder público se envolveu", defendeu o engenheiro.

Nestor acrescenta que a Defesa Civil fez uma inspeção no local no ano passado e nenhuma irregularidade foi constatada. "Há um tempo, cerca de meio ano e um ano, a Defesa Civil foi acionada para ir até lá, mas não apresentou nenhum risco de perigo".

A associação que administra a plataforma norte foi procurada pela reportagem e não se manifestou sobre a manutenção e o estado de conservação atual. Deve ser realizada uma reunião entre a diretoria e o engenheiro responsável pela manutenção e o supervisor de segurança para dar um retorno sobre as condições da estrutra. 

Plataforma sul

Em outubro do ano passado, a prefeitura do Rincão prometeu até março a conclusão de um estudo, contratado junto a uma empresa terceirizada, que vai determinar os problemas estruturais da plataforma sul. O laudo será fundamental para entender qual o futuro que terá a plataforma, se ela será reformada ou construída do zero. A avaliação final depende de um estudo submerso que exige as melhores condições do mar.

"A água está muito turva, faz tempo que está assim. Não tinha como fazer o mergulho e fazer a filmagem. Continua dependendo disso", concluiu Nestor. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito