Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pesca da tainha está sendo melhor do que no ano passado

Presidente da Colônia de Pescadores diz que chegada do frio ainda em maio vem contribuindo para a safra
Por Paulo Monteiro Balneário Rincão - SC, 19/05/2020 - 16:04 Atualizado em 19/05/2020 - 16:10
Fotos: Bruno Neka Dal Pont
Fotos: Bruno Neka Dal Pont

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Iniciada em primeiro de maio, a pesca da tainha vem sendo um sucesso em praticamente todo o litoral de Santa Catarina. Em fotos e vídeos divulgados nas redes sociais, vê-se os peixes chegando aos montes na beira-mar do estado e, de acordo com o presidente da Colônia de Pescadores Z-33 do Balneário Rincão, João Picolo, a safra está melhor do que a do ano anterior.

“O final de semana foi muito bom para a pesca da tainha. Agora a maré está bem cheia, o que torna a atividade mais complicada, mas estamos indo muito bem. Está melhor do que no ano passado, pois em 2019 não deu inverno e a tainha não chegou. Agora na primeira quinzena de maio já encostaram na praia”, destacou João.

A pesca da tainha segue até o dia 31 de julho no país. Os bons resultados que os pescadores estão tendo no momento, em relação aos pescados, faz com que João projete boas perspectivas. “O frio já chegou aqui, mas o inverno ainda está para chegar. Temos ainda mais de dois meses pela frente, e torcemos para que continue assim”, disse.

Vendas no Rincão 

O governo municipal do Rincão baixou um decreto que permite a circulação de veículos de pescadores na beira-mar do balneário, para ajudar no transporte de equipamentos e dos pescados. Apesar disso, a venda ainda não está liberada na orla, e a Colônia de Pescadores ressalta algumas orientações. 

“Pedimos aos pescadores que retirem o pescado e os comercializem em casa, peixarias, mercados ou que entreguem diretamente aos frigoríficos. Além disso, pedimos às pessoas que vêm comprar o peixe que utilizem máscara, Produzimos mil máscaras para entregar aos pescadores durante esse período, a tainha é importante mas queremos preservar mesmo é a saúde do pescador”, destacou João.

Dificuldades 

Apesar da boa chegada da tainha na região, o presidente da Colônia destaca ainda as dificuldades dos pescadores durante esse período de pandemia. Alguns ainda não conseguiram receber o seguro defeso, e a classe segue excluída do recebimento do auxílio emergencial. 

“Tão se virando com a pesca, pelo menos ta dando para pagar leite, comida e suprir as coisas de casa. Mas houveram também os investimentos que foram feitos para a pescaria, a questão do equipamento, rede de pesca, conserto de embarcação, caminhão e outras coisas”, disse . 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito