Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Periódico Científico da UniSatc recebe qualificação B3 do MEC para publicação de pesquisas e estudos

Com sete anos de atuação, a revista Vincci já submeteu 154 artigos nas áreas de Comunicação, Educação e Engenharia
Por Redação Criciúma, SC, 15/05/2023 - 20:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O incentivo à produção de trabalhos científicos faz parte do desenvolvimento educacional do Centro Universitário UniSatc, que busca unir ciência e pesquisa em suas graduações. Para concretizar ainda mais o trabalho elaborado pela instituição, o Periódico Científico produzido pela entidade recebeu do Ministério da Educação (MEC) o aumento de qualificação das produções intelectuais para Qualis B3. Publicando estudos há sete anos, a revista Vincci já submeteu 154 artigos ligados às áreas de Comunicação, Educação e Engenharia, e com habilitação no campo de Negócios, Engenharia 2, Linguística e Literatura. 

A Qualis B3 proporciona maior relevância para os estudos realizados pela UniSatc, entrando no patamar de revistas importantes para o cenário acadêmico. Agregando assim, cada vez mais no currículo dos pesquisadores. "Os estudiosos buscam por periódicos com expressão, no nosso caso aceitamos também alunos de iniciação científica para acadêmicos de graduação que buscam entrar em programas de pós-graduação. O mestrado por exemplo tem a exigência de que o aluno tenha a plataforma Lattes e nele precisam ter artigos publicados em revistas cientificas", explica a editora da revista, Cláudia Formentin.  

Para a editora de Layout, Vânia Ribeiro, a nota conquistada representa a elevação na UniSatc na escala dos periódicos científicos. "Para nós essa qualificação é muito importante, pois faz com que pessoas de fora da instituição conheçam a ciência que é produzida aqui na UniSatc. E o conhecimento é feito a partir das trocas, do compartilhamento de informação e com a nova visibilidade podemos multiplicar ainda mais os estudos publicados", destaca.  

Ciência e educação

Os pilares da educação envolvem, ensino, pesquisa e extensão e a construção da revista faz parte do processo de pesquisa.  

"A produção da Vincci demostra o interessa da instituição em desenvolver pesquisa aqui dentro e promover a participação acadêmica nessa área que é tão rica para a construção do saber", enfatiza Cláudia.  

A nova nota Qualis abrangeu também as áreas de Linguística e Literatura e Engenharia 2, reconhecendo a qualidade dos trabalhos publicados relacionados as essas áreas de estudos. "Subimos com o conceito de relevância da revista por conta da qualidade dos trabalhos dos nossos acadêmicos e alunos do mestrado, e, também pelas visualizações que esses artigos tiveram. Para os mestrandos de engenharia metalúrgica essa nota é favorável à defesa da tese deles, contribuindo com os estudos produzidos ao longo do mestrado" ressalta o coordenador do mestrado em engenharia metalúrgica da UniSatc, Anderson Daleffe. 

E para consagrar o destaque da instituição nas áreas de engenharia, será criado um caderno específico para engenharia metalúrgica ligada à pós-graduação stricto sensu. 

 A submissão dos trabalhos é feita na plataforma revistavincci.satc.edu.br, onde uma banca de avaliadores analisa os trabalhos e válida ou não as publicações. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito