Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pelo menos dez ex-mineiros da Carbonífera Criciúma morreram sem receber

Empresa passa pelo processo de recuperação judicial, que pode virar falência
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 28/10/2019 - 10:29
A reunião que aconteceu sexta-feira na sede do Sindicato dos Mineiros
A reunião que aconteceu sexta-feira na sede do Sindicato dos Mineiros

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na última sexta-feira, 25, ex-funcionários da antiga Carbonífera Criciúma se reuniram para conversar sobre a quantas anda o processo de recuperação judicial da empresa. De acordo com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Criciúma e região, Djonatan Maffei Elias, os débitos com os trabalhadores são próximos de R$ 20 milhões.

“Nós vamos procurar a Agência Nacional de Mineração (ANM) nos próximos dias. Vamos procurar nos aproximar de todo o processo, para manter os trabalhadores informados”, comentou. A reunião contou com a presença de advogados, que esclareceram aos envolvidos como funciona o processo de recuperação judicial e a chance de falência.

Segundo o presidente do Sindicato dos Mineiros, até hoje alguns destes trabalhadores passam por dificuldades. “Muita gente segue desempregada, até pela redução da cota da mineração, com o fechamento de algumas minas e carboníferas. Tem muitos mineiros desempregados”, contou. Pelo menos dez já morreram e não viram a cor do dinheiro.

Além das dívidas de salários, os pagamentos junto ao INSS não estavam sendo feitos de modo certo. “Havia alguns meses que eles não repassavam a contribuição da previdência. Isso não afetaria diretamente os trabalhadores, mas a Previdência Social”, comentou. E o patrimônio da empresa, que será usado para pagar as dívidas, segue sendo defasado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito