Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Passageiros que estiverem em carro com motorista bêbado poderão ser multados

O objetivo é reduzir número de acidentes causados por condutores embriagados 
Por Roberta Martins Brasília, DF, 20/07/2022 - 17:07 Atualizado em 20/07/2022 - 17:08
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nem os caroneiros sejam mais poupados. O Projeto de Lei 1794/22, propõe que os passageiros que estejam em carro com motorista bêbado, sejam penalizados. Os ocupantes do veículo podem ser responsabilizados por falhar ou incentivar o condutor a dirigir sob a influência de álcool. O objetivo, com a proposta, é diminuir acidentes de trânsito. 

Atualmente, somente o motorista é penalizado se estiver dirigindo sob influência de álcool. Um plano semelhante foi lançado em 2017, mas não obteve sucesso. As Comissões de Viação e Transportes e a Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados irão averiguar a PL.

A proposta, do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos), tem como base o Artigo 306, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). que diz: “Os demais ocupantes do veículo que, por qualquer meio, incentivem o cometimento do crime ou não impeçam o condutor, quando podiam e deviam impedir o resultado, mediante omissão”.

Atualmente, a multa por dirigir bêbado é R$ 2.934,70, além disso, o condutor perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses.  

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito