Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Páscoa sem máscara: A expectativa do comércio de Araranguá

Essa será a primeira data especial do comércio sem o uso do item que antes era obrigatório
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 05/04/2022 - 15:42 Atualizado em 05/04/2022 - 16:03
Fotos: Gregório Silveira / 4oito
Fotos: Gregório Silveira / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Araranguá, no extremo Sul do Estado, além de ser conhecida com a cidade das avenidas, também ganha grande destaque por seu comércio, que atrai clientes de várias partes da região e também do Rio Grande do Sul. E essa será uma Páscoa diferente na visão dos empresários. No dia 12 de março desse ano o governo do Estado publicou um decreto desobrigando o uso de máscaras. Portanto essa é a primeira grande data do comércio sem o uso do item que antes era indispensável.    

Para Everaldo João, presidente da CDL de Araranguá, alguns indicadores da economia ainda continuam influenciando a atividade do comércio, mas de forma bem mais branda do que em anos anteriores. “O cenário ainda é apreensivo. A economia continua bem desequilibrada, a inflação do ano passado ainda está influenciando, mas estamos otimistas, haja vista, que ao contrário do ano passado, que não haviam produtos para as vendas, esse ano o comerciante aumentou o estoque, já tendo assim produtos para comercializar à vontade. Então segue otimista a expectativa do nosso empresário”.

Sábados Mais 

“Nesse sábado que é o segundo sábado do mês o comércio abre com horário estendido até as 17hs, e na próxima semana que é Páscoa o comércio abre também no sábado até as 17hs. Sendo assim, duas oportunidades de horários estendidos para as compras”, explica Everaldo João. 

Everaldo também fala que o fluxo de pessoas no comércio de Araranguá acaba sendo alimentado por moradores de outras cidades e Estado. “Nós temos o otimismo de aumento nas vendas, justamente pela característica que Araranguá proporciona. Temos o Arroio do Silva aqui do lado que tem turistas o ano inteiro, sendo grande o fluxo. Nós temos o cenário local que atrai pessoas de todas as regiões, inclusive do Rio Grande do Sul”. 

Uma cidade em transformação

A cidade de Araranguá até o final desse ano terá uma área central toda repaginada por obras de infraestrutura. “Estamos em euforia total. As obras do calçadão vão mudar completamente a área central. Ele vai ser ampliado, quase que dobrando de tamanho, indo até a rodoviária. Teremos inclusive ao longo desse novo calçadão passarelas cobertas ligando um lado ao outro. Também teremos obras importantíssimas na praça central, no Jardim Alcebíades Seara, que vai receber uma paginação incrível e depois a continuação lá na beira do rio com a via gastronômica. Tudo isso vai mudar a cidade de forma exponencial, uma transformação impressionante. Nós não temos a mínima dúvida que impacta o setor de comércio de uma forma inimaginável. Já tem muita gente vindo investir na cidade baseado nessa transformação”. 

Páscoa menos restritiva

E por fim o presidente da CDL de Araranguá fala de uma Páscoa com menos restrições. “A vacinação proporcionou uma maior tranquilidade e retomada da economia. Um exemplo é que nós tínhamos uma demanda represada na área do setor de eventos, que está voltando gradativamente e isso foi ajudando a recuperar o comércio, que é um setor movido pelos eventos. Agora a todo o vapor com a área de eventos, que aliás, tem shows quase todos os dias, o reflexo nas vendas das lojas é perceptível”.  
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito