Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Parte deste otimismo de agora é fruto da vacinação", destaca presidente do Sindiceram sobre indústria

Industriais comemoram melhora no  Índice de Confiança do Empresário Industrial
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 30/05/2021 - 11:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após três meses de quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Santa Catarina voltou a crescer e registrou 60,3 pontos em maio, mostram dados do Observatório Fiesc. 

Para o membro do Conselho Fiscal, presidente da Câmara de Energia da Fiesc e do Sindiceram, Otmar Müller, existem sinais de estabilidade das atividades industriais. “Inclusive reflexos de fatos que acontecem em outros países, por exemplo, nos Estados Unidos,  que há uma regressão da doença (Covid-19) em função da vacina. Alemanha, Inglaterra, China, países que importam produtos brasileiros e cria um clima de ânimo que ajuda neste otimismo. Parte deste otimismo de agora é fruto da vacinação que cresceu. É desejável se tivesse sido mais rápida, mas tem progredido”, enfatiza.

O índice varia de 0 a 100, sendo que valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário e quanto mais acima de 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário e quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança. “Em Santa Catarina a atividade industrial se destaca no Brasil. Boa parte pela diversidade da indústria que temos aqui, pela distribuição geográfica temos um trauma menor nas atividades que em outras regiões do país. Temos uma série de indústrias voltadas à construção civil que foi uma das áreas que rapidamente e intensamente superaram a pandemia”, relata.

O índice nacional subiu 4,8 pontos em maio, na comparação com abril de 2021, rompendo uma sequência de quatro quedas consecutivas. O indicador atingiu 58,4 pontos. Esse crescimento reverte parte da queda ocorrida entre janeiro e abril deste ano de 9,4 pontos. “Esse otimismo do empresário industrial pode estar relacionado ao avanço da vacinação no Brasil, possibilitando uma retomada mais veloz à normalidade da economia. No cenário internacional, o destaque é o pacote de investimentos na economia dos Estados Unidos e a retomada da atividade econômica na China”, informa a análise da Fiesc.

O futuro próximo

Para os próximos seis meses, o nível de confiança do Índice de Expectativas dos empresários registrou 63,3 pontos no estado, com crescimento de 3,6 pontos no mês de maio em relação a abril. Santa Catarina segue com expectativas acima da média brasileira. O país apresentou 62,6 pontos no índice, o que significou um aumento de 4,5 pontos em relação ao mês anterior. “Na indústria, de forma geral, já houve uma recuperação. A  cerâmica trabalha a plena capacidade e todos os fornecedores são levados juntos. A indústria metalúrgica trabalha a plena capacidade e  a indústria de plástico foi até favorecida pela mudança de hábitos da população”, fala Müller.

Componentes

O ICEI é composto por outros dois indicadores que procuram mensurar as expectativas nos próximos seis meses, bem como as condições atuais da economia no mês de referência.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito