Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2022

Parlatório: o cenário atual da eleição nacional e estadual (VÍDEO)

No país, a bipolarização Bolsonaro e Lula. Em SC, Gean Loureiro é a terceira via?
Por Redação Criciúma, SC, 02/05/2022 - 20:27 Atualizado em 02/05/2022 - 21:38
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O programa Parlatório desta segunda-feira (02) tratou das eleições nacional e estadual. Os jornalistas Adelor Lessa e Upiara Boschi receberam o consultor político, Laércio Menegaz Júnior. O programa foi transmitido pela Rádio Som Maior e Youtube do Portal 4oito. Dentre os assuntos abordados estão a polarização de Bolsonaro e Lula, no cenário nacional, e a terceira via, no cenário estadual. 

"Eu não acredito na terceira via. Os acontecimentos recentes mostram isso. Ontem tivemos uma movimentação da direita e da esquerda. A terceira via, que é MDB, PSDB e Cidadania, além de não gerar nenhum sentimento, o União Brasil descarta participar desse movimento. Na minha opinião, o MDB nacional vai acabar caindo no colo do PT. O PSDB vai até o final com o Doria", afirma Laércio.

O consultor político criticou a estratégia adotada pelo ex-presidente Lula para se comunicar com o eleitor. "O Lula tem errado em estratégias, trazendo os costumes e algumas pautas que não favorecem a esquerda. Ele deveria continuar na economia, falando sobre emprego, renda e fome. E o Bolsonaro, por outro lado, vai falar sobre a agenda de costumes e sobre o embate com o STF, que deve continuar", pondera.

"O Bolsonaro está em forma, está jogando. E o Lula está fora de forma. Está sem o discurso pronto. Ora dá um tiro certo, e ora diz uma bobagem", pontua Adelor Lessa.

Para Upiara Boschi, Lula é um encantador de serpentes. "Ele pega uma platéia e encanta aquela platéia. Quando ele fala com um empresário, ele fala o que o empresário quer ouvir. E isso funcionava muito bem, mas hoje isso não existe mais. Sempre tem alguém filmando. O Lula nunca falou com todos os públicos. Já o Bolsonaro tem um discurso com uma certa coesão e faz com que boa parte do eleitorado brasileiro não concorde com tudo o que ele fala, mas vai com ele por causa disso. Ninguém compra o pacote do Bolsonaro completo", comenta Upiara.

Eleição Estadual

O cenário da eleição em Santa Catarina ainda é incerto, de acordo com Laércio Menegaz Júnior. Ele aposta em Gean Loureiro para ser a terceira via. "Hoje eu apostaria no segundo turno entre Carlos Moisés e Jorginho Melo. E colocaria como terceira via o Gean Loureiro. Acho que não existe uma terceira via no Brasil, mas existe em Santa Catarina. Na eleição estadual, em torno de 10% a 15% do eleitor vai acompanhar o processo Bolsonaro e Lula", afirma ele.

Para Upiara, quem precisa do apoio do PSD é o Gean Loureiro. "Ele está atrás na pesquisa. O Raimundo Colombo já viveu isso. Em 2006, ele ficou aguardando o apoio do PP, e o Esperidião Amin ficou enrolando ele, e lá na frente, melhor na pesquisa, Amin foi para a disputa", frisa o jornalista.

Confira o programa, na íntegra, pelo Youtube do Portal 4oito:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito