Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Parceria entre Educação e Saúde promove campanha ‘Aprender é Saudável’

O lançamento será na quarta-feira, Dia Mundial do Desafio, com objetivo de incentivar crianças e adolescentes a ter uma vida mais saudável
Por Redação Criciúma, 27/05/2019 - 13:40

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A união de forças entre as secretarias de Educação e Saúde da Prefeitura de Criciúma resultou na campanha ‘Aprender é Saudável’. Com lançamento previsto para a próxima quarta-feira (29), às 9h, no Paço Municipal Marcos Rovaris, a ação tem data para iniciar, mas não para terminar. O objetivo é promover uma série de ações a longo prazo para incentivar crianças e adolescentes da rede municipal de ensino a ter uma vida mais saudável através da alimentação e atividade física, combatendo a obesidade infantil.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2018 e está sendo colocado em prática neste ano, através de pequenas ações inseridas no dia a dia dos estudantes. Cada escola possui dois multiplicadores da ideia que ficam responsáveis pelos estudos continuados, ferramentas e estratégias de implantação da campanha. O foco é trabalhar uma alimentação escolar adequada, segura e os novos conceitos de grupos alimentares.

Obesidade infantil

De acordo com dados divulgados pelo Sistema de Informação de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan), uma em cada três crianças no Brasil está com excesso de peso e, com base em estudos feitos em unidades de saúde, Criciúma segue a mesma tendência. “Tratando os problemas na infância, podemos ter um número menor de adultos e idosos com menos doenças crônicas”, afirma a coordenadora de Alimentação e Nutrição e do Programa Saúde na Escola (PSE), Ana Paula Aguiar Milanez.

Dia do Desafio

No dia 29, a campanha será lançada no hall da Prefeitura de Criciúma em paralelo com o Dia do Desafio. Três escolas ficarão responsáveis pelas apresentações artísticas, oficinas e escolas de dança, visando a prática da atividade física. Durante o dia também haverá desafios físicos com duração de 15 minutos.

Segundo a coordenadora administrativa da Secretaria de Educação, Celia Topanotti Lima Valin, o projeto vem para despertar a construção de novos hábitos. “Os hábitos saudáveis foram deixados um pouco de lado. Devido ao dia a dia e à intensa rotina das famílias, os alimentos acabam sendo mais prontos e processados. Isso faz com que possamos voltar no tempo e retomar o hábito de cozinhar, comer em família, como também, de valorizar o agricultor”, comenta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito