Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Para presidente da CPI, depoentes tentam se proteger

Sargento Lima, presidente da CPI dos Respiradores, fala que convocados para depoimentos mostram estar preparados
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 04/06/2020 - 20:51
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A CPI dos Respiradores da Alesc, nesta quinta-feira, teve dois lados distintos, um que mostrou as falhas no processo de compra de 200 aparelhos ao custo de R$ 33 milhões, pagos antecipadamente pelo Governo do Estado, e outro do depoente negando a participação em qualquer etapa de aquisição.

Para o presidente da CPI, deputado Sargento Lima (PSL), fica evidenciado a tentativa de se proteger alguém. "Ou tentam proteger uma determinada figura ligada diretamente a alguma irregularidade do contrato ou então uma sensação muito grande de desorganização na celebração do contrato. É muito prejudicial ao estado porque estamos enfrentando uma crise a nível nacional. Já são 11 estados com irregularidades e  se questiona muitas vezes porque o presidente Bolsonaro acabou por vetar a destinação de recursos federais para estados e municipíos", enfatiza.

O dono da empresa Exxomed, Onofre Rodrigues Neto, único certificado no Brasil para vender e dar o suporte técnico dos aparelhos comprados na China, disse que o depoimento da servidora Márcia Pauli, que exerceu o cargo de superintendente de Gestão Administrativa, “não foi verdadeiro do começo ao fim”. Onofre disse que nunca teve negócios com o Estado de Santa Catarine e nem com outro Estado da Federação e que participou de uma reunião na Defesa Civil cuja discussão seria o aluguel de respiradores, e não de compra. O empresário declarou ainda que, ao saber da compra feita à Veigamed, enviou e-mail à Secretaria da Saúde alertando que a fabricante chinesa não havia recebido nenhuma proposta catarinense para compra de aparelhos. 

Já o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, negou qualquer participação no processo de compra dos aparelhos. Ele admitiu que recebeu o e-mail do empresário Onofre, porém o encaminhou ao setor jurídico da secretaria sem abrir os anexos. O alerta feito pelo empresário estava no texto de abertura e não nos anexos. Além disso, o secretário não esclareceu qual foi a resposta do setor jurídico e nem a providência adotada a partir dela.

O presidente da CPI, deputado Sargento Lima, acredita que a acareação, programada para a próxima terça-feira, irá elucidar contradições de depoimentos colhidos pela comissão. Na terça, a acareação envolverá Márcia Pauli e os secretários Helton Zeferino (Saúde) e Douglas Borba (Casa Civil). "O trabalho do presidente é dar celeridade e dar tranquilidade para que os deputados possam perguntar e disipar as duas dúvidas. Todos estão muito bem preparados, ou tiveram acesso a todas informações ou depoimentos dos outros e isso acontece porque há a transmissão ou pelo processo e assim toda a defesa pode trabalha", finaliza.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito