Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pais fazem abaixo assinado contra saída do técnico de xadrez da FME

Evandro Bitencourt não vê justificativas pela não-renovação do contrato em dezembro
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 24/01/2021 - 12:06
Evandro Bitencourt (direita) segurando troféu conquistado no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)
Evandro Bitencourt (direita) segurando troféu conquistado no Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pais de alunos do time de  xadrez da Fundação Municipal de Esportes (FME) fizeram um abaixo assinado para impedir a saída do técnico Evandro Bitencourt e de seu auxiliar, cujos contratos não foram renovados.

A iniciativa partiu da mãe Vanessa Della Giustina, após Bitencourt anunciar que não mais permaneceria no time por conta de decisão da FME.

Segundo Evandro Bitencourt, a decisão de sua saída partiu da gestão anterior da Fundação, que foi trocada na renovação de mandato da atual prefeitura.

O técnico afirma não ter justificativas, sejam técnicas ou financeiras, para a não-renovação do contrato, que expirou em dezembro. 

"Acho um desrespeito total com a modalidade que se tornou uma das melhores do Estado. Com esta atitude não estão me atingindo e sim os pais e atletas já que foram anos de confiança e credibilidade com os pais", disparou Evandro.

Ele frequenta o xadrez municipal desde 2006, quando começou a disputar os jogos abertos. Há sete anos ele é o responsável pelo esporte na FME. "É lamentável esta situação, pessoas não conhecem o projeto e nem o perfil da modalidade tomam este tipo de decisão sem pensar nos outros", lamentou.

A FME justifica que a decisão pela saída de Evandro foi técnica e que se pensa no desenvolvimento da modalidade. 

"Existem fatores internos, foi feita a avaliação global dentre o que houve e situações ocorridas nos últimos anos e teve-se a possibilidade de pensar em projeto maior, uma mudança para mudar e valorizar mais a modalidade dentro do município", alegou o diretor técnico da FME, Gustavo de Oliveira.

Evandro não concorda que tenha sido uma decisão técnica. Para defender o que foi feito ao longo dos sete anos, ele cita os títulos conquistados pelos alunos em competições estaduais, nacionais e até sul-americanos. 

Ele relembra que houve dois títulos sul-americanos de atletas de Criciúma treinados por ele, além de sete títulos brasileiros e 12 estaduais, entre 2014 e 2020. 

A insatisfação de Evandro estendeu-se aos atletas e aos pais. "Não aceitamos as demissões dos técnicostemos total confiança no trabalho deles, assim como na responsabilidade com nossos filhos", disse Vanessa, organizadora do abaixo assinado que pede a permanência da atual comissão técnica.

Além dos títulois e classificações, Vanessa cita a "responsabilidade que o Evandro e o Karlus tem com a nossos pequenos, nossa equipe de base em torneios e viagens q vão sob a responsabilidade deles".

O abaixo assinado, publicado no dia 21 de janeiro, pretendia coletar 200 assinaturas e ultrapassou a meta. Até o momento de fechamento da matéria, tinham sido 321. 

Na segunda-feira, a FME fará uma reunião para explicar aos pais os motivos para a saída da dupla do time de xadrez, para "deixá-los cientes do novo projeto", segundo Gustavo de Oliveira. 

"É uma mudança difícil, recebi muitas mensagens de pais que cobraram e outros que elogiaram pela mudança, faz parte. Vamos realizar a mudança e cobrar para que seja efetiva e valorizado o que foi alterado. Sempre pensando o melhor para os atletas", concluiu o diretor técnico da Fundação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito