Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Pagamento por Serviços Ambientais" tem último dia de inscrições

Momentos de aprendizado da capacitação acontecerão nesta terça-feira
Por Redação Araranguá, SC, 17/06/2019 - 16:14 Atualizado em 17/06/2019 - 16:16
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Esta segunda-feira, 17, é o último dia para que interessados em saber mais sobre "Pagamentos por Serviços Ambientais" se inscrevam na capacitação que será realizada pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba. O encontro acontece nesta terça-feira, 18, das 8h às 17h30min, na sede da Epagri, em Araranguá.

A capacitação ocorrerá com o objetivo de compreender os processos de pagamento por serviços ambientais (PSA) desenvolvidos em Santa Catarina e definir a metodologia a ser adotada na região. É destinada para representantes das organizações-membro integrantes do Comitê Araranguá, além de interessados que façam parte de órgãos gestores – como fundações, Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura – e atores da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba.

Inscrições devem ser efetuadas clicando aqui.

Incentivos econômicos

De acordo com o presidente do Comitê Araranguá, Luiz Leme, a ferramenta de pagamento por serviços ambientais é uma das mais utilizadas atualmente como forma de oferecer incentivos econômicos para a conservação da natureza. "Por meio do PSA, recursos podem ser concedidos a proprietários ou possuidores de imóveis rurais ou urbanos que possuam áreas naturais capazes de fornecer serviços ambientais", completa.

De forma geral, a ideia é sensibilizar as pessoas sobre o processo de proteção de recursos naturais. "Já que vivemos em uma área de conflitos pelo uso da água, seja entre os diversos setores ou entre os setores e a escassez de água em períodos de estiagem", ressalta a assessora técnica do Comitê Araranguá, engenheira ambiental Michele Pereira da Silva.

Durante a capacitação, serão explanados exemplos positivos de cidades que já atuam com o pagamento por serviços ambientais. O coordenador do programa Produtor de Água do Rio Vermelho, Paulo Schwirkowsk, falará sobre a experiência de São Bento do Sul; enquanto a presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Liara Rotta Padilha Schetinger, abordará o exemplo do município, que também já possui convênio com a Agência Nacional de Águas pelo programa Produtor de Águas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito