Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pacientes oncológicos recebem orientações sobre saúde bucal

Acadêmicos da Liga de Diagnóstico Oral da Unesc estiveram no hospital São José nessa quarta-feira (13) 
Por Redação Criciúma, SC, 14/07/2022 - 10:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Aliar a teoria adquirida em sala de aula com a prática em atendimentos para a comunidade é uma constante nos cursos da Unesc e com o de Odontologia não é diferente. Com a intenção de ofertar maior qualidade de vida aos pacientes oncológicos atendidos no Hospital São José, alunos da Liga de Diagnóstico Oral da Universidade estiveram na entidade hospitalar nessa quarta-feira (13/07) para dar todas as orientações e dicas para uma boa higiene bucal.

A atividade foi acompanhada pelas professoras do curso Anarela Bernardi Vassen e Ângela Catarina Maragno em uma manhã de orientação e acolhimento aos pacientes que estão em tratamento oncológico, já que esse tipo de tratamento, conforme Ângela, afeta em muito a cavidade bucal. "As comorbidades relacionadas ao tratamento podem alterar as estruturas da cavidade bucal, bem como a salivação, os elementos dentais, a musculatura da região, ao tecido ósseo e trazer muitos danos e prejuízos à qualidade de vida do paciente. Nossa intenção foi identificar esses pacientes e passar todas as informações", comentou a professora.

Instruções de higiene bucal e distribuição de kits de higiene oral contendo escova, creme dental e fio dental, fizeram parte da atividade. Durante a ação, os alunos abordaram pacientes em consultas de controle, com quimioterapia e radioterapia, internados e aqueles que passaram por algum procedimento cirúrgico.

"A nossa intenção foi identificar os pacientes que estão passando pelo tratamento e que podem apresentar esses danos e prejuízos, e com isso tentar orientá-los, de alguma forma, trazer um conforto, e dicas para ter um pouco mais de qualidade de vida", destacou. A professora relatou ainda que os pacientes oncológicos submetidos à radioterapia ou quimioterapia ficam mais suscetíveis a infecções bucais localizadas, por isso, é essencial que o acompanhamento odontológico seja realizado. O convite para a ação da Unesc foi uma solicitação da psicóloga do hospital, Amanda Santos.

Nova ação

O curso prepara mais uma grande ação para o dia 27 de julho, no Hospital São José. A atividade faz parte da campanha Julho Verde que preza pelo diagnóstico precoce e prevenção do câncer de cabeça e pescoço. "Neste dia, estaremos orientando a população quanto à prevenção, ao diagnóstico e ao autoexame", acrescentou a professora. A atividade será das 8h às 15h30.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito