Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Os preparativos para as eleições

Atualmente, mesários estão sendo convocados. No dia da eleição, protocolos de segurança serão seguidos
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 11/09/2020 - 11:32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pouco mais de dois meses das eleições, os cartórios eleitorais se movimentam em torno dos preparativos para o dia 15 de novembro. Por enquanto, comentou o Chefe do Cartório da 92ª zona eleitoral de Criciúma, José Réus, ao Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, os trabalhos são realizados de forma remota. “Instruindo os mesários, treinamento de forma remota, estamos trabalhando o calendário do TSE, então estamos seguindo todas as datas. A gente ainda não está tendo contato, estamos respeitando a quarentena e trabalhando para que tudo dê certo. No final do mês inicia a chegar as urnas e aí sim começa a ter mais um preparativo, um pouco mais sensível a operação porque vamos lidar com pessoas e seguir os protocolos sanitários”, explicou.

No dia da eleição

Sobre as filas no dia da eleição, Réus contou que o distanciamento será respeitado, além de outras ações no ato da votação. “Vamos pedir para que siga o protocolo de distanciamento, idoso terão preferência na votação. Vamos orientar para que eles vão em um determinado horário, de manhã cedinho para serem os primeiros a votar. Os mesários receberão todo o material necessário para trabalhar, como álcool, face shield, que é o protetor facial de acrílico, distanciamento. A gente pede para que os eleitores levem a própria caneta para assinar o caderno de votação. Infelizmente não teve como dispensar, a gente terá o caderno de votação. Se não levar a caneta, o mesário estará orientado a fazer a desinfecção entre cada eleitor. O eleitor não toca em nada da mesa onde estarão os mesários. Nenhum eleitor toca na urna sem estar com as mãos higienizadas. Pedimos que respeitem o distanciamento”, falou.

Mesários

No momento, os mesários estão sendo convocados. “Estamos na fase de convocação de mesários. Quem já trabalhou em eleições passadas pedimos que entrem em contato para ver se o nome não está na relação de mesários. Estamos utilizando o máximo possível a forma remota. Quem tem interesse em trabalhar como volutuário pode entrar no Portal do Mesário, nele há todas as informações como data de treinamentos, entre outros. Estamos tentando fazer o máximo possível de forma online”, pontuou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito