Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os perigos do ar condicionado instalado de modo irregular

Zulnei Casagrande, da Celesc, explica que carga maior do que a projetada pode resultar na falta de luz
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 15/10/2019 - 08:45
(foto: Erik Behenck)
(foto: Erik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o calor chegando, muitas pessoas recorrem ao ar condicionado para se refrescar. Só que as residências são projetadas para uma carga de energia elétrica e podem apresentar problemas caso essa capacidade seja ultrapassada. O chefe da divisão técnica do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande, falou sobre as quedas de energia durante o Programa Adelor Lessa.

“Os aparelhos são acessíveis, mas a conexão da casa com a rede é a mesma. Se você colocar mais equipamentos, a fiação pode chegar ao seu limite. É importante que a Celesc ou que as cooperativas sejam informadas se a carga aumentar. O disjuntor começa a desarmar, ele está ali para proteger, daí vão e trocam por um maior ou calçam com uma madeira. Contrate um profissional para fazer a melhoria do sistema”, explicou.

Segundo ele, existem incentivos, para que os aparelhos de ar condicionado se tornem cada vez mais eficientes, reduzindo o consumo de energia elétrica. Os modelos inverter são um pouco mais caros, mas apresentam melhor custo-benefício, já que gastam até 60% menos energia do que os convencionais.

“Hoje a tendência é a instalação dos splits, eles possuem duas tecnologias. Se for possível, dê preferência para os aparelhos do tipo inverter, que são um pouco mais caro, mas vão compensar a médio prazo na conta de energia. Eles vão se ajustando, reduzido a velocidade e diminuindo os custos da energia elétrica”, disse.
O roubo de cabos de energia

Zulnei Casagrande apontou que é frequente o roubo de fios de energia na região. E se isso acontece, é porque existe alguém comprando. Citou que sempre que um destes problemas é identificado são feitos boletins de ocorrência, então cabe a Polícia identificar os receptores.

“A questão de roubos nos cabos de energia elétrica é bem constante em toda a região. A Cooperaliança, a Coopera e a Coopercocal precisam conviver com isso. É incrível a ousadia dos meliantes, eles chegam a roubar redes energizadas. Eles cortam a fiação e desaparecem”, contou.
Cuidados com a rede

“Não plante árvores que podem se projetar em direção a redes elétricas, e se isso acontecer, é preciso nos avisar, para fazermos a intervenção. Como são milhares de casos, uma ou outra situação irão sair de controle e podem gerar essas quedas de energia elétrica”, orientou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito