Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os benefícios físicos e emocionais da Aromaterapia

Estilo de medicina alternativa, a terapia atua na comunicação do olfato e da mente
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 06/06/2020 - 17:03
Foto: Vitor Netto
Foto: Vitor Netto

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O olfato e o cérebro atuam de maneira conjunta e rápida. Assim que parte o princípio da Aromaterapia, uma medicina alternativa em que o tratamento é feito por meio de óleos essenciais derivados de plantas. Os benefícios e os estilo de tratamento são inúmeros e cada vez mais tem ganhado o gosto da população. 

Utilizados para diversos problemas de saúde, a aromaterapia é um tratamento milenar, mas que só começou a ser estudado em meados dos anos 30. “É uma medicina alternativa que o tratamento é feito por meio de óleo essenciais. Ele tem princípios ativos que atuam de forma terapêutica no nosso corpo e mente, pois a conexão do olfato com o cérebro é muito rápida e o resultado é imediato”, explica a farmacêutica da farmácia A Essência, Alessandra Pandôssio.

O estilo de uso são diversos, mas o mais comum é o pelo cheiro. “A mais comum é olfativa, mas também existem usos utópicos e internos. Tem certas plantas que podem ser ingeridas, por exemplo”, comenta. “Mas nesse caso, salientamos que existem profissionais aromaterapeutas que estudam isso, então eles têm conhecimento para prescrever isso”, salienta. 

Os óleos atuam tanto nos aspectos emocionais quanto físico. “Exemplo o óleo essencial limão. Sabemos os benefícios do limão e vamos imaginar que a gente tenha que tomar muito suco de limão para determinado resultado e na verdade podemos ter tudo isso em apenas uma gota de óleo essencial. Podemos passar no corpo, em cremes por exemplo, ou inalar que isso já atua”, exemplifica. “O mais procurado é o de lavanda, que ajuda a gente diminuir a ansiedade, dormir melhor e relaxar. Têm pessoas que colocam gotas do óleo essencial no travesseiro para dormir”, completa.

Conforme Alessandra, atualmente as pessoas estão entendendo um pouco mais de medicinas alternativas e buscando se conectar mais ainda com a natureza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito