Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os benefícios da eleição de Biden para a economia catarinense

Para presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, propostas de multilateralismo do democrata abrem mais o comércio de exportação catarinense
Por Vitor Netto Florianópolis, SC, 10/11/2020 - 09:59 Atualizado em 10/11/2020 - 10:13
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O democrata Joe Biden foi eleito na última semana o próximo presidente da maior economia mundial, os Estados Unidos. Santa Catarina conta com diversas parcerias e negócios na exportação de produtos para o país norte americano. A avaliação que a Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) faz é de que a eleição de Biden promove uma série de benefícios para o estado catarinense. 

Santa Catarina já conta com exportações de diversos setores industriais para os EUA. “Não tem um impacto direto e imediato, pois já temos nos Estados Unidos um mercado bastante ativo e trabalhado pelos produtores catarinenses. Os nossos principais mercados oscilam entre China e Estados Unidos como principal destino de exportação”, explicou a Presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Tereza Bustamante, ao programa Adelor Lessa na manhã desta terça-feira, 10, na Rádio Som Maior.

Conforme a presidente, a eleição de Biden traz uma série de benefícios a médio e longo prazo. “Isso ocorre porque particularmente porque, Biden defende a retomada do multilateralismo, que significa a negociação mais ampla, envolvendo mais países. Além de ele também defender um resgate nos trabalhos na organização mundial de comércio. Já faz três anos que ela está paralisada, pois o Trump negou a continuidade pelos Estados Unidos”, comentou. 

Segundo Maria Tereza, a proposta de Biden de ser muito mais aberto para o diálogo, será benéfica para o estado. 

Produtos catarinenses nos Estados Unidos

Santa Catarina conta com a exportação de diversos setores produtivos para os Estados Unidos. Entre os produtos, estão móveis, madeira, alimentos, carne e grãos. “Temos uma matriz mais diversificada que a da China. A China está mais voltada para grãos e carnes. Nos temos produtos industrializados como móveis e madeiras, também com dispositivos tecnológicos. Além de produtos alimentícios, carnes, grãos e têxtil”, afirmou. 

Além disso, desde o início da pandemia a Fiesc trabalha para oferecer mais insumos catarinenses para os EUA, fazendo com que eles optem pelo produto de Santa Catarina do que o asiático. “Estamos trabalhando em uma matriz de fornecimento de insumo catarinense para o metal americano, tentando oferecer um equilíbrio, reduzindo também para eles a importação de insumos asiáticos”, disse. 

Ouça a entrevista no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito