Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Orlando Silva fala sobre MP 936 e relação com Criciúma

Em live, relator das medidas de preservação do emprego e renda na pandemia falou sobre pequenas vitórias e relembrou passagem por Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 31/05/2020 - 10:03

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em alta durante a pandemia, a live foi a forma que o deputado federal por São Paulo, Orlando Silva (PCdoB) e a cirurgiã dentista e defensora da saúde pública Giovana Mondardo encontraram para conversar. 

Logo no início do bate-papo o parlamentar, que já foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), lembrou de suas passagens por Criciúma. “Tenho um vínculo afetivo com a cidade. Sou natural de Salvador e passei um inverno aqui. Minha sorte foi o Douglas Mattos (então vereador de Criciúma) ter me emprestado roupa de frio. Aqui também foi minha primeira agenda depois de assumir a UNE, e a Unesc foi a primeira universidade que visitei no Brasil como presidente”, relembrou Silva.

Preservação do emprego

O relator da Medida Provisória (MP) 936, que propõe medidas de preservação e renda em tempos de pandemia, Silva se mostrou feliz com o resultado e comemora o que chamou de pequenas vitórias. “Com tempos difíceis em que vivemos na política e na economia, só com muito diálogo e amplitude que conseguimos avançar”, afirmou.
Entre as medidas incluídas por ele estão a validade de acordo coletivos para empresas médias e grandes com salários a partir de dois salários mínimos; prorrogação das convenções coletivas, resgatando o princípio da ultratividade; proibição de demissão de trabalhadores com deficiência; garantia da integralidade do salário maternidade e carência em crédito consignado para trabalhadores contaminados ou demitidos durante a pandemia.

Saúde

O deputado também é autor do Projeto de Lei 2.176/2020, que cria a fila única para atendimento de pacientes da Covid-19 em hospitais públicos e privados que recebam algum tipo de recurso público. “Se recebe investimento público, a regra não pode ser quem tem plano de saúde ou dinheiro tem prioridade”, explicou.
Tema recorrente na página da anfitriã, Giovana Mondardo, o SUS ganhou destaque na segunda metade da live, quando os debatedores falaram sobre necessidade de investimento no sistema e a relação direta da saúde pública como barreira para conter um número de mortes ainda maior. “Pessoal que defende estado mínimo diz que o SUS é uma jabuticaba, que só tem aqui. Pois é por causa do SUS que não tivemos um número de casos fatais profundamente maior”, justificou o deputado.

"Gabinete do Ódio"

Silva também não poupou críticas ao chamado “Gabinete do Ódio”, estrutura investigada pela Justiça Federal por produzir e difundir fake news para beneficiar a família Bolsonaro durante as eleições e agora, em seu governo. 
Sobre uma petição, de autoria de Giovana, que pede a cassação do deputado estadual Jessé Lopes (PSL), Orlando afirmou: “Bolsonaro, o Gabinete do Ódio e esse deputado serão, como diz a música do Chico (Buarque), uma página infeliz da nossa história”, finalizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito