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Oportunidades para ampliar horizontes dos estudantes

Inscrições para participação no PIBI e Residência Pedagógica estão abertas até o dia 7 de agosto
Por Redação Criciúma, 24/07/2020 - 22:23
Foto: Divulgação
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Os estudantes dos cursos de Licenciatura da Unesc têm mais uma vez uma grande oportunidade para ampliarem seus horizontes como aprendizes a docentes. Isso porque a Universidade lançou os novos editais para seleção dos bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Institucional de Residência Pedagógica. Os projetos acolhem acadêmicos que estejam cursando até a primeira metade do curso ou as fases finais, respectivamente, ambos com foco na prática e no contato escolar como possibilidades de aprendizado que extrapolam o currículo acadêmico.

Para participar os estudantes precisam dispor de 32 horas mensais, no caso do Pibid, e 25 horas mensais, para os inscritos no programa de Residência Pedagógica, voltados à atuação em escolas da rede pública sob comando de um professor coordenador na Universidade e um supervisor na instituição de ensino. Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os participantes selecionados receberão uma bolsa de R$ 400 como auxílio financeiro mensal ao acadêmico.

As inscrições já estão abertas nas páginas unesc.net/inscricaoresidencia e unesc.net/inscricaopibid até o dia 7 de agosto.

Oportunidade indispensável

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e egresso do curso de Artes Visuais, Felipe Machado participou dos programas desde a primeira fase da graduação. Para ele, o envolvimento com as atividades tornou-se natural diante da rotina de estudos e hoje pode ser avaliado como indispensável para sua formação completa. "Eu não consigo pensar em uma formação de qualidade sem estar dentro desses programas. Eles foram, para mim, uma base muito interessante. É a possibilidade de contato direto com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, reunidas nessas ações", destaca.

A chance de estar desde os primeiros meses na Universidade em contato próximo com o futuro campo de atuação, conforme o coordenador institucional do Pibid, Richarles Souza de Carvalho, significa estar um passo a frente como profissional. "Esse acadêmico já consegue tirar suas próprias conclusões sobre a realidade do seu campo de atuação. Ele vai ver na prática a capacidade de fazer acontecer dentro das escolas, afastar paradigmas sobre a profissão e se motivar ainda mais a encontrar seu espaço dentro da docência", explica.

O intenso contato possibilitado com uma frequência maior de atuação dentro das escolas, conforme a coordenadora institucional do programa de Residência Pedagógica, Aurélia Honorato, mostra uma visão geral daquilo que é a real vivência diária do ambiente escolar. "A participação nos projetos ajuda o acadêmico a estar mais ambientado com a escola como um todo, seus movimentos, suas peculiaridades. São aprendizados para além do que é possível aprender na sala de aula da graduação e, que, por vezes, os períodos de estágio não permitem por completo", acrescenta Aurélia.

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