Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Operação 'Seu direito deve ser respeitado', do Procon, autuou banco no Rio Maina

Distribuição de senhas sem horário de impressão para comprovação do tempo de espera causou a infração        
Por Redação Criciúma - SC, 05/07/2018 - 16:58 Atualizado em 05/07/2018 - 18:21
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No primeiro dia da operação 'Seu direito deve ser respeitado', nesta quinta-feira (5), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma autuou a agência da Caixa Econômica Federal, do Distrito do Rio Maina. De acordo com o coordenador do Procon, Gustavo Colle, houve infração na distribuição das senhas para comprovação do tempo de espera pelo usuário.

"Verificamos que a agência estava realizando uma triagem irregular, fornecendo senhas de atendimento sem a impressão do horário de recebimento. A menção do horário na própria senha é o principal meio de comprovação do tempo de espera nas filas, por isso, é fundamental a denúncia do consumidor para que o Procon possa fazer o trabalho de fiscalização", explica o coordenador.

A operação está sendo realizada em parceria com o Sindicato dos Bancários e se entenderá até o fim de julho, visando estimular os clientes e usuários de serviços bancários a denunciarem o tempo excessivo de espera nas filas dos bancos. Durante a campanha, serão entregues panfletos com orientações sobre os direitos dos consumidores nas agências bancárias de Criciúma.

De acordo com a Lei Municipal nº 59.09/2011, que dispõe sobre o tempo de atendimento ao público nas agências bancárias, é considerado tempo razoável para atendimento nas agências bancárias até 20 minutos em dias normais. Em véspera ou após feriados prolongados, nos dias de pagamento de funcionários públicos e recolhimento de tributos, a tolerância é de 30 minutos.

"A lei obriga os bancos e instituições financeiras a colocarem à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixa a fim de que os serviços sejam prestados no tempo razoável. Nosso objetivo é informar, orientar e fazer com que a população exerça o seu papel de cidadão", finaliza Colle.

Em caso de dúvida ou reclamação, o Procon de Criciúma está situado na rua Henrique Lage, nº 267, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O telefone para contato é (48) 3445-8522.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito