Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Obra de autor criciumense em destaque na Feira do Livro

Joselito Pizzetti, autor do livro Diante das Montanhas, concedeu entrevista ao Portal 4oito
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 19/10/2019 - 08:58
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um dos exemplares em destaque na 14ª Feira do Livro, que se encerra neste domingo, 20, em Criciúma, é o livro Diante das Mon tanhas, do escritor criciumense Joselito Pizzetti. É a primeira obra do autor, lançada no ano passado, depois de mais de dois anos de elaboração, entre construção de enredo, personagens, revisão e impressão.

O livro fala sobre uma pequena cidade no interior da Espanha, fundada por agricultores e com conceitos sociais bastante rígidos e conservadores, ditados por um grupo de pessoas influentes. Tudo muda quando chega um homem com novas ideias, que acaba se apaixonando por uma moradora insatisfeita e revoluciona os costumes locais.

Na avaliação do autor, o enredo tem a ver com as mudanças radicais pelas quais o mundo tem passado nos últimos anos. “Nos dias de hoje, tudo está em mutação e em desenvolvimento, eu acho que para melhor. Falando da minha obra, você tem um grupo de pessoas que queria a cidade ao gosto deles, o que impedia o crescimento e a felicidade das outras pessoas. O mundo está em uma evolução nunca vista antes, isso não pode ser contido: o que digo: nenhuma sociedade pode ficar à mercê de um grupo de pessoas”, explicou Joselito sobre a mensagem que pretendeu passar com o livro.

A literatura acompanha Joselito há muito tempo, mas é a primeira vez que ele arrisca o lançamento de um romance. No caminho, descobriu as dificuldades que um artista brasileiro pode passar. “Eu descobri quer o mais difícil é publicar um livro. O mercado editorial no Brasil está em revolução, a menos que seja um autor consagrado, que já tem uma edição que publique a obra, você tem que penar. Eu tive sorte e duas editoras de São Paulo quiseram editar o meu livro”, aponta Joselito. O livro foi publicado pela editora Scortecci.

Influências pessoais

Como é comum na literatura, o livro traz indiretamente influências da vida de Joselito. Um dos cenários, por exemplo, é chamado de Camping Centenário. Joselito explicou o que pode ter do Sul catarinense na obra.

"Sempre tem alguma coisa de Criciúma, quem escreve, escreve com as suas referências. Não foi nada intencional. A nossa história é de agricultores; conservadorismo, pode ter, em menor e maior grau, toda cidade tem. Alguns leitores se identificaram com o ambiente, especialmente nas cidades ao redor, pois a obra exalta muito a natureza, os leitores diziam ‘ah, você homenageou a minha cidade, porque lá tem uma cachoeira idêntica’, mas não foi nada intencional", destacou o autor. “Não poderíamos desenvolver um enredo se não naquilo que a gente viveu, pensou e acredita", concluiu.

Desvalorização da Arte

Um dos pontos apontados por Joselito é a dificuldade que o artista brasileiro sofre; o que não aconteceu com ele, pelo fato de ter outras atividades e a literatura ser desenvolvida nos tempos livres. 

“A arte como um todo no nosso país sofre, ela não é valorizada. É difícil ser artista no Brasil, porque a arte ainda não é um valor para a sociedade brasileira. Só que ela é muito importante para a construção de uma sociedade, toda a forma de arte ensina muito. Qualquer sociedade desenvolvida tem um espaço para a arte muito grande", apontou.

O livro Diante das Montanahas está à venda na Feira do Livro na Master Duel, também na internet e na livraria Fátima.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito