Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

O X-Salada do Centenário já está na chapa! Quem leva o título?

São 32 concorrentes e apenas um será coroado o rei do sabor criciumense

Por Maryele Cardoso 30/09/2025 - 22:43 Atualizado há quase um minuto

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O sabor mais criciumense de todos ganhou um festival próprio. Foi lançado nesta terça-feira (30), no Centro Multiuso da Afasc, no Parque das Nações, o concurso “X-Salada Centenário”, iniciativa que integra a programação oficial do centenário de Criciúma. A ação vai eleger o melhor X-salada da cidade, com 32 estabelecimentos participando da disputa.

A votação já está aberta e segue até o dia 21 de novembro, podendo ser feita diretamente nos estabelecimentos participantes no QR Code disponível nos locais. O público vai escolher o seu X preferido e, ao final, será divulgado o ranking dos melhores lanches do município.

Durante o lançamento, o prefeito Vagner Espindola, destacou a importância cultural e econômica do X-salada, que recentemente foi reconhecido por lei como patrimônio cultural e imaterial de Criciúma. “Estamos hoje lançando o Festival X-Salada do Centenário, mas quanta história tem aqui. São famílias que começaram com o avô, o pai, e hoje seguem com os filhos. Todo dono de X foi chapeiro um dia. Quando tornamos o X-Salada um patrimônio cultural, consolidamos que ele é único no Brasil e no mundo”, afirma o prefeito.

Espindola também lembrou que o lanche vai além da tradição gastronômica, movimenta a economia e gera empregos. “Um empresário contou que fabrica 10 mil pães por dia só para o X-Salada. É renda, é geração de emprego, é uma matriz econômica. O festival tem competição, mas todos já são vencedores por fazerem do X-Salada o seu modo de vida”, completou.

O objetivo do concurso é valorizar a identidade local e fomentar o comércio. “O X-Salada faz parte da nossa história e da nossa identidade cultural. Nosso objetivo é fomentar a economia e olhar para essa tradição que faz parte da vida de todos os criciumenses”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Maccari Uliana

Entre os convidados especiais, a professora Gilda Benedette, de 93 anos, marcou presença no evento e se emocionou ao relembrar momentos vividos na cidade. “Eu gosto muito de X-Salada. É uma honra estar aqui, vendo Criciúma celebrar sua história com um evento tão bonito. Eu não tenho preferido, gosto de todos”, contou, sorrindo.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito