Os Estados Unidos anunciaram mudanças importantes na concessão de vistos, que já começaram a valer a partir desta terça-feira (02). Além do aumento de taxas, a entrevista presencial passa a ser obrigatória para todos os solicitantes. Segundo a especialista em Direito Migratório e Turismóloga, Daniela Daitx, o processo não ficou necessariamente mais difícil, mas se tornou mais criterioso, acompanhando a nova postura do governo americano.
Entre as novidades está a criação de uma taxa extra de US$ 250, cobrada apenas dos vistos aprovados, com possibilidade de reembolso caso o viajante cumpra todas as regras durante os dez anos de validade. Outra mudança que está gerando grande impacto é a análise das redes sociais dos candidatos. “Hoje não é só a documentação que conta. O que você curte, comenta ou se posiciona politicamente pode vetar seu visto na hora”, destaca Daniela. Inclusive, para vistos de estudante, já é obrigatória a apresentação das redes sociais abertas no momento da entrevista.
Com consulados lotados, como o de São Paulo, que atende mais de meio milhão de pessoas por ano, as entrevistas tendem a ser rápidas, exigindo um preparo minucioso do solicitante. Ainda de acordo com Daniela, é preciso atenção durante o procedimento de tirar o visto. “Se o teu perfil estiver alinhado ao que o governo americano busca, as aprovações continuam acontecendo, mas fica o alerta, pois o processo ganhou novas camadas de fiscalização e atenção redobrada será indispensável daqui pra frente", explica ela.
Ouça a entrevista completa: