Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"O que eu vi e vivi": A emancipação de Forquilhinha contada em livro

O autor e primeiro prefeito da cidade, Vanderlei Ricken afirma que houve tropeços, mas tudo valeu a pena
Por Enio Biz Forquilhinha, SC, 18/04/2022 - 10:07 Atualizado em 18/04/2022 - 11:57
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Forquilhinha vai completar 33 anos de emancipação no próximo dia 26. Neste dia, com o objetivo de contar a história do processo emancipacionista, Vanderlei Luiz Ricken, o primeiro prefeito da cidade, lançará o livro "O que eu vi e vivi". O ato vai acontecer a partir das 19h30m, no Hotel Oma Zita. Em entrevista ao programa Adelor Lessa desta segunda-feira (18), Vanderlei Ricken revelou que o livro vai mostrar as quatro etapas do movimento emancipacionista de Forquilhinha.

"Não é um livro bem comportado. Nós tivemos inúmeros tropeços, dificuldades, puxadas de tapete, trairagem e tudo isso foi para o livro porque se não colocamos tudo o que aconteceu, não estaremos reproduzindo os acontecimentos nos meados da década de 70 até 26 de abril de 1989, quando finalmente conseguimos emancipar o município de Forquilhinha. No dia 22, na próxima sexta-feira, estamos completando 40 anos daquele famoso episódio da Tomada da Intendência. Foi quando cobramos a mudança do intendente distrital, em função da frustração por conta do plebiscito que estava previsto para o dia 21 de abril de 1982, ou seja, na próxima quinta também vamos completar 40 anos do maior movimento político de protesto da história de Forquilhinha".

Para Vanderlei Ricken, a prova maior de que valeu a pena a emancipação de Forquilhinha foram os três primeiros anos de existência do município. "Foi uma eleição solteira que foi feita em 15 de novembro de 1989, quando fui eleito prefeito pela primeira vez. Nós tivemos três anos apenas para demonstrar, para nós mesmos e para a população, que a emancipação tinha sido uma luta que teria valido a pena. O impulso que Forquilhinha experimentou, a partir de então, já é a prova maior de que valeu a pena o envolvimento nessa grande luta pela emancipação. A emancipação merece ser comemorada a cada dia 26 de abril, todos os anos, porque realmente foi uma luta que uniu todo o povo de Forquilhinha e que superou as divergências partidárias, e no dia 26, podemos celebrar 33 anos de criação do nosso município", finaliza.

Confira o podcast da entrevista do ex-prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Ricken:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito