Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O planejamento para a saúde financeira

O contador e consultor de finanças Moair Barcelos foi o convidado do programa Do Avesso desta segunda-feira
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 20/01/2020 - 15:07
Foto: Vitor Netto
Foto: Vitor Netto

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O número de endividados e inadimplentes no Brasil estão cada vez mais altos. O conhecimento sobre assuntos sobre as finanças pessoas e como se planejar para ter uma vida financeira saudável foram alguns dos temas que rondaram o programa Do Avesso desta segunda-feira, 20. 

“Na consultoria a pessoa abre o coração para mim, vai contando seus dados e assim vou conhecendo a realidade financeira da pessoa. Em cima disso, começo a analisar o caso e construir uma proposta e um planejamento para a pessoa”, explica o consultor financeiro, contador e palestrante, Moair Barcelos. 

Educação financeira

Conforme Moair, atualmente pouco se sabe sobre a vida financeira, pois não é incentivado nas pessoas. “Os pais não ensinam, o governo não tem um programa falando sobre isso, as escolas também não se envolvem. Então de forma efetiva, isso não é estimulado”, explica. 

Endividamento VS Investimento

Pesquisas recentes de Santa Catarina apresentam que 52% das famílias brasileiras estão endividadas, contudo há diferenças entre as compras que levam ao endividamento e investimento. 

“Se você comprou um carro compatível com a sua realidade, com uma parcela dentro do seu orçamento, você fez um investimento sábio. A mesma coisa uma casa, se você fez algo no seu orçamento eu não considero um endividamento. Às vezes os indicadores colocam isso como endividamento, mas eu não coloco isso como endividamento”, comenta Barcelos.

Cartões de crédito 

De acordo com o contador, os cartões de crédito são vilões. Segundo ele, o consumo do cartão de crédito é consumo efetivo e não investimento. Dos 52% dos endividados em Santa Catarina, 76% representam o cartão de crédito. 

“Sabendo usar com sabedoria, claro que é o cartão é um produto interessante. Você vai comprar um objeto que leva 1000 reais. Então pergunta: E avista é quanto? ‘Ah, não tem diferença no valor’, então para que eu vou gastar os meus mil reais aplicado rendendo? Tem que usar de forma mediada”, apresenta. 

Quatro dicas valiosas

Moair Barcelos dá quatro dicas para o sucesso financeiro: Planejamento, controle, disciplina e avaliação. “Quem planeja prevê um sucesso, quem não planeja prevê o fracasso.  O controle é quando você vê e observa como estão as contas. A disciplina, que é o grande inimigo, que é quando a gente se organiza para tal. E a avaliação é a hora de avaliar se nosso planejamento e as nossas contas deram certo”, completa. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito