Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“O governador é um mentiroso”, diz um dos autores do pedido de impeachment

Advogado Leandro Ribeiro Maciel afirma que há justa causa para o processo de impeachment, diferente do que fala a defesa de Carlos Moisés
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 03/09/2020 - 08:27 Atualizado em 03/09/2020 - 10:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O advogado Leandro Ribeiro Maciel, autor do pedido de impeachment em conjunto com Ralf Zimmer Júnior, comentou a alegação da defesa do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), que afirma não haver nada de ilegal no reajuste dos procuradores, que resultou no processo. “Eu respeito o entendimento do advogado, faz parte do trabalho dele a defesa do governador, mas o que acontece é que existe justa causa, sim. Quando fui contatado pelo Ralf Zimmer, em janeiro, ele me apresentou a documentação, era embrionário, algo para opinar, eu não acreditei no que eu estava lendo. Eles batem na tecla que é decisão judicial. Eu não gosto de usar o termo mentira, mas ele (o governador) mentiu. É o termo que mais se adéqua. O governador é um mentiroso ao afirmar isso. Eles tinham um processo que cobrava esta verba de equivalência, foi feita uma defesa veemente pela procuradora geral do Estado, na época, alegaram uma série de coisas para que não fosse pago este valor, daí abriram um processo administrativo, veio a Associação dos Procuradores e fizeram uma análise, reuniram um conselho, a aprovaram administrativamente este valor, informaram o juiz dizendo que analisaram o processo”, salientou. 

Maciel voltou a afirmar que não há decisão judicial a cumprir, como alega a defesa do governador. “Não tem decisão judicial nenhuma. Tanto não tem, que no mês de fevereiro alertamos o desembargador que havia mandado pagar e ele imediatamente mandou suspender o pagamento dos atrasados. Iam colocar a mão em quase R$ 8 milhões. Então ali já se evitou de pagar esta quantia monstruosa. Posterior a isso, o Tribunal de Contas já havia detectado que este pagamento seria ilegal”, disse.

O advogado ainda falou que há procuradores entrando com ações em segredo de justiça para reaver o reajuste. “Estão entrando com ações, alguns procuradores, e eu estava analisando, algumas em segredo de justiça. Segredo de justiça para processo que dispõe sobre remuneração de servidor, que estranho isso. Não estão mostrando a decisão, as defesas antigas feitas pela procuradora. Não citam a decisão que a procuradoria tomou recentemente tentando reaver este pagamento, pediram e perderam a liminar. Está tudo suspenso. É uma palhaçada. O governador não tem mais argumentos. Pagaram um parecer de um jurista respeitado, mas com toda certeza, fizemos uma análise, até o ministro eles conseguiram enganar, porque não apresentaram todos os fatos. Ele faz uma análise em cima do parecer primeiro do Ministério Público que haveria sido ingressada a ação primeira lá em janeiro”, finalizou.

Confira a entrevista na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito