Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O futuro da Região Carbonífera em debate

Em live, Unesc e Amrec lançam o Plano de Desenvolvimento. Acompanhe no 4oito
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 05/08/2020 - 19:20 Atualizado em 05/08/2020 - 20:48
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc e a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), realizam a webinar com os prefeitos dos municípios da Região Carbonífera para o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Amrec.

O contará com uma série de dados econômicos e sociais importantes para o desenvolvimento da região, visando melhorias para a Amrec já nas próximas gestões municipais.
Você acompanha o evento ao vivo pelo 4oito e rádio Som Maior.

A elaboração do Plano tem a participação de pesquisadores vinculados ao Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, já atuante desde o início de 2020 e, conforme a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, extremamente engajados em busca dos melhores dados e informações para colaborar com a região. “Será um trabalho feito com afinco, de forma incansável, para encontrar os caminhos mais adequados, em especial neste momento de pandemia, no qual os desafios são ainda maiores, mas não insuperáveis”, destaca.

O documento elencará informações, números e metas para os 12 municípios, cada um em sua peculiaridade, com eixos estratégicos para os próximos dez anos. No encontro virtual os prefeitos de todas as cidades envolvidas estarão junto da equipe técnica da Universidade para alinhamentos, debates e definições de estratégias de trabalho para o Plano, que contará com sete etapas de desenvolvimento. A assinatura do convênio entre a Unesc e a Amrec para realização do trabalho foi feita no fim de julho.

“A nossa região precisa estar preparada para este novo”

A Pró-reitora da Unesc, Gisele Coelho Lopes, acredita em uma noite proveitosa que contará com a presença dos 12 municípios. “Serão conselhos municipais, setor produtivo, entidades de classe. Alegria em ter os 12 prefeitos para fazer menção da perspectiva para os próximos 10 anos. A nossa região precisa estar preparada para este novo tempo que já chegou. É um processo amplamente democrático, onde todos podem participar e temos certeza que a nossa região não será mais a mesma. Precisamos definir o rumo, para onde seguir. Este é o objetivo do planejamento”, salientou em entrevista ao Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior.

Durante o webinar, a Unesc apresentará a equipe de trabalho, a metodologia e terá ainda espaço para participação através do chat do YouTube. “Teremos o start deste movimento, teremos 90 dias de trabalho onde a Unesc será a mediadora. O papel da Unesc é fundamental como uma função técnica, porém os autores serão todos que se disponibilizam para fazer este plano. Todos os prefeitos apresentarão como enxergam os próximos dez anos e as oportunidades que a Amrec neste recorte de tempo de dez anos”, citou.

Para Gisele, o plano é importante para o desenvolvimento a região, principalmente devido à pandemia. “A Amrec enxerga como oportunidade o repensar da região para um futuro com mais oportunidades melhor qualidade de vida, agregar valor a tudo que a gente faz. A equipe está há 30 dias trabalhando em cima dos dados que apresenta o cenário da economia, estaremos apresentando uma prévia destes resultados”, relatou.

A partir de terça-feira a equipe iniciará o trabalho nos municípios e o primeiro a ser visitado é o Balneário Rincão. “Estaremos discutindo com cada município quais são as perspectivas para Amrec e como cada município se projeta neste plano. A universidade está imprimindo uma qualidade importante neste processo, porque entendemos que devemos mediar e a comunidade como um todo deve participar. Todos podem ser autores deste plano”, finalizou.

Acompanhe a apresentação do Plano de Desenvolvimento da Amrec ao vivo:

Detalhes da transmissão:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito