Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O estresse é mais antigo do que imaginamos

No Do Avesso, especialistas no assunto destacam as causas para o surgimento do problema
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 24/04/2018 - 15:12 Atualizado em 24/04/2018 - 15:15
Professoras Karin Martin Gomes e Gislaine Reus (foto: Luana Mazzuchello)
Professoras Karin Martin Gomes e Gislaine Reus (foto: Luana Mazzuchello)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O estresse pode atingir qualquer pessoa, em diferentes situações. Mano Dal Ponte e Pity Búrigo receberam no Programa do Avesso as professoras da Unesc, a psicóloga Karin Martin Gomes e a bióloga Gislaine Reus para uma conversa sobre este problema. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo.

“As gerações passadas também eram bastante estressadas, imagina lutar por água e por comida. O trabalho nos exige muito, a sociedade nos exige muito, tudo isso pode estressar a gente. Ao longo da história havia depressão”, afirmou Gislaine.

Problemas no trabalho, separação e perda de familiares estão entre as principais causas do estresse. “Se o meu ambiente de trabalho não está me satisfazendo, ele vai gerar uma angústia”, pontuou Karin. O problema não tem idade para aparecer, sendo possível até mesmo com os pequenos. “A criança hoje em dia tem tudo o que ela quer, então ela também pode se estressar”, afirmou a XX.

O surgimento do problema também está relacionado com a perda de controle. Além disso, pode ser relacionado com o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), síndrome do pânico ou depressão. “São pessoas que não conseguem tolerar as questões dos outros. A perca do controle é uma das causas do estresse”, analisou Gislaine.

Confira o Programa do Avesso completo: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito