Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

O confirmado pagamento aos hospitais ainda neste mês

Notícia foi comemorada por representantes de entidades hospitalares de Santa Catarina
Por Redação Florianópolis, SC, 12/06/2019 - 19:31
Divulgação
Divulgação

Representantes das entidades hospitalares de SC, AHESC-FEHOESC-FEHOSC, receberam na tarde desta quarta-feira, 12,  a informação do governador de SC, Carlos Moisés, de que os hospitais filantrópicos começarão a receber os 10% referente ao Fundo Estadual de Saúde ainda neste mês. O montante total para este ano de 2019 chegará a R$ 180 milhões de reais.  Ao todo serão beneficiados 110 hospitais. Os valores serão pagos aos hospitais através de convênios.

O governador também anunciou que a previsão para 2020 será de ampliação deste repasse, algo em torno de R$ 300 milhões de reais. Para isso será construída uma nova Política de regulamentação e pagamento pelos serviços prestados pelos Hospitais Catarinenses, os novos critérios serão definidos com a participação das entidades hospitalares. "Os hospitais receberão mais do que recebem hoje o aporte será maior, com a nova política de resolutividade quem sairá ganhando é o cidadão catarinense", destaca o governador Carlos Moisés. O governador garantiu o repasse de recursos mesmo com o ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao STF. 

Para o presidente da AHESC, Altamiro Bittencourt, a reunião teve saldo positivo, "acreditamos que com esta notícia teremos dias melhores para a Saúde em Santa Catarina, estamos abertos ao diálogo com o governo e em parceria, poderemos atender os usuários da melhor forma possível". O vice-presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, destacou que "as entidades saem do encontro ainda mais alinhadas com governo, pois trabalham em parceria pelo bem comum dos catarinenses". O presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann, também fez um balanço positivo da reunião,  "essa medida vai evitar o fechamento de vários hospitais, e desta forma o governo cumpre o que a Alesc aprovou, que foram os 10% para a Saúde".

O governador reconheceu durante a reunião a importância do setor filantrópico em Santa Catarina responsável por 77% dos atendimento SUS no estado. "Conheço a relevância do trabalho desempenhado pelos filantrópicos, vocês trabalham por vocação, nunca deixaremos de sermos parceiros", destacou Moisés. O secretário da Saúde Helton Zeferino, que também participou da reunião, já tem a lista de hospitais que receberão os recursos neste ano, a relação foi encaminhada pelas entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, que recebeu alguns ajustes por parte da secretaria dentro dos critérios estabelecidos. O anúncio oficial dos valores e as instituições a serem beneficiadas será feito no próximo dia 18 de junho, pelo próprio governador do estado em evento na capital, com a presença das instituições. 

Participaram ainda da reunião na Casa da Agronômica, o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, o deputado estadual José Milton Scheffer,  o assessor das entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, Adriano Ribeiro, o assessor Jurídico, Rodrigo de Linhares, Juliano Petters representando a AHESC, e a Irmã Terezinha representando as Irmãs de Caridade.