Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O cenário da construção civil frente a pandemia de Covid-19

Setor vem seguindo medidas de cuidado com funcionários, mas já conta com casos, mortes e demissões
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 06/08/2020 - 11:21 Atualizado em 06/08/2020 - 11:22
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Assim como praticamente todos os segmentos econômicos ativos no Brasil, o setor da construção civil também foi impactado devido a pandemia de Covid-19. Em Santa Catarina, o segmento vai se recuperando aos poucos e, no sul do estado, cuidados com trabalhadores e casos positivados de servidores do ramo ainda preocupam.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense, Mauro Sônego, as empresas tiveram que se adequar aos novos protocolos de segurança para garantir a saúde de todos os trabalhadores. Apesar disso, o crescimento dos números da pandemia em SC contribuiu também para a existência de casos nas empresas do segmento.

“Temos acompanhado um número em evolução, uma crescente de casos, óbitos e situações graves. Há confirmados entre os trabalhadores do setor, mas as outras doenças continuam acontecendo e causando suspeitas, como o caso de simples resfriados. Nesses casos, fazemos o afastamento logo em seguida e, constatando-se que não se trata de Covid-19, o funcionário volta a trabalhar”, pontuou.

Nesta quarta-feira, Criciúma registrou a morte de um paciente com coronavírus que era residente do Mato Grosso do Sul, mas estava internado no município. A vítima estava em Criciúma a trabalho, onde prestava serviços para uma empresa do ramo de construção civil. 

A difícil situação econômica do país também acaba se refletindo em demissões no segmento por todo o estado catarinense. “A última vez que vi os números do observatório da FIesc, eles apontavam para cerca de 63% das empresas da construção civil sem alterações em sua rotina substancial, sem forte impacto, 20% das empresas com demissões e, o restante, com reduções de quadro que tiveram impacto na produtividade”, ressaltou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito