Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Momento Longevidade

O câncer de mama e a pessoa idosa: prevenção ainda é o melhor remédio

Com o envelhecimento da população, é cada vez mais frequente o aparecimento da doença após os 70 anos 
Por Redação Criciúma, SC, 25/10/2021 - 13:41 Atualizado em 25/10/2021 - 13:49
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em outubro, mais especificamente no início do mês, celebramos o Dia do Idoso no Brasil. Além dessa data, também temos o Outubro Rosa, que conscientiza as mulheres na prevenção contra o câncer de mama.
Unindo ambas as campanhas, você sabia que o risco de câncer de mama é proporcional à idade? Assim, com o envelhecimento da população, é cada vez mais frequente o aparecimento da doença após os 70 anos. 
Por isso, é importante fazer o autoexame todos os meses e não descuidar da saúde. Pensando nisso, a seguir, você confere mais dicas sobre o assunto!

Entenda quem é considerado idoso
Antes de mais nada, vamos entender quem é considerado idoso na atualidade. Segundo a lei brasileira, as pessoas acima de 60 anos já são idosas, embora a OMS sugira 65 anos e os estudos médicos consideram pacientes com mais de 70 anos.
O que realmente influencia essa decisão não é os anos vividos, mas a presença de doenças associadas. Por isso, as pessoas mais velhas tendem a ter maior número de doenças e são consideradas idosas. Então, se você se cuidar e for saudável com 60 anos, pode não fazer parte dessa turma.

Aprenda como fazer o autoexame de câncer de mama em casa para prevenir a doença
Para ter a saúde em perfeita ordem é preciso se prevenir, inclusive contra o câncer. Então, a partir dos 40 anos é fundamental que toda mulher faça o autoexame em casa para notar mudanças nas mamas, como nódulos ou secreção que possam aparecer.
Essa avaliação rápida e fácil deve ser feita uma vez por mês pelas mulheres que já estão com as mamas formadas, de preferência na semana logo após a menstruação. No caso das idosas, que não menstruam, deve ser feito uma vez por mês, com uma semana definida.
Para realizar o autoexame, comece apoiando uma das mãos atrás da cabeça, seja em pé ou deitada. Deslize os dedos suavemente ao redor do seio, com movimentos circulares. Além disso, de frente para um espelho, olhe as mamas com os braços abaixados, com as mãos atrás da cabeça, e depois com as mãos na cintura, apertando um pouco. 
Por fim, aperte as mamas com as mãos, bem leve, para notar se sai alguma secreção. Caso repare algo diferente, procure um profissional capacitado para atendê-la e fazer outros exames, como a mamografia.

Saiba como as pessoas que convivem com o idoso devem ficar atentas
Muitas vezes, as pessoas mais velhas não se preocupam mais com a saúde e deixam de lado os cuidados necessários para se manterem saudáveis até o fim da vida. Por isso, cabe aos familiares ou responsáveis que convivem com elas ficarem atentos, principalmente quando os idosos não respondem mais pelos seus atos.
Realizar os exames regularmente, seja em casa ou em uma clínica, é muito importante para a prevenção do câncer na terceira idade. Adotando esse comportamento, seu ente pode descobrir a doença mais cedo e tratar, com mais chances de cura.
Não podemos descartar nunca o câncer de mama em pessoa idosa. Somos seres humanos e estamos suscetíveis a qualquer situação, por isso preste atenção nos sinais e conte com o Nova Belluno sempre que precisar.

Acompanhe mais materiais no blog Nova Belluno

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito