Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nutrição da Unesc comemora 15 anos com Jornada Acadêmica

Programação especial começa nesta segunda-feira, envolvendo estudantes e profissionais
Por Redação Criciúma, SC, 25/08/2019 - 21:02
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pensar no futuro da profissão e resgatar a história do curso. É assim que o curso de Nutrição está preparando sua 13ª Jornada Acadêmica. A proposta é reunir nomes que marcaram a trajetória da graduação, comemorar os 80 anos da Nutrição no Brasil e os 15 anos do curso na Universidade. A programação inicia nesta segunda-feira, 26, e contará com a presença da professora doutora Maria Terezinha Antunes, uma das pessoas responsáveis pela implantação do curso na Instituição.

Segundo a coordenadora, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, a proposta do evento vai engajar estudantes e profissionais para pensar no dia a dia da profissão e projetar os próximos cem anos. “Qual o nutricionista que queremos formar? Quais desafios encontramos no cenário atual? Como inovar? Vamos explorar os assuntos indo além do mundo acadêmico, promovendo diálogos sobre as diversas áreas de atuação do nutricionista até o SUS (Sistema Único de Saúde)”, explica.

A programação do evento conta com minicursos, palestras, discussões temáticas, concurso de receita e um jantar de confraternização na sexta-feira (30/8), dia de encerramento do evento.

Inscrições

O evento será aberto ao público, direcionado a estudantes e profissionais da área. A inscrição pode ser feita até a abertura do evento diretamente na coordenação do curso, localizada na sala 101 do Bloco S. Mais informações no telefone (48) 9 3431-2560.

Confira a programação completa clicando aqui.

Nutrição Unesc

Enquanto a expectativa de vida do ser humano aumenta, a corrida é para proporcionar saúde e tranquilidade a serem desfrutados ao longo dos anos. Em tempos de dietas infinitas e a famosa “moda fitness”, é possível perceber a preocupação da população com relação à alimentação, no entanto, nem sempre os caminhos escolhidos são os ideais.

Neste momento, a atuação do profissional Nutricionista é ainda mais importante, já que este tem o papel de trazer à tona a verdadeira busca pela promoção da saúde, o que tem total influência dos hábitos alimentares de cada cidadão. No curso de Nutrição da Unesc, o profissional sai bem preparado e com a capacidade de proporcionar as pessoas um plano completo e personalizado, preservando as necessidades e os desejos de cada um.

Conforme a professora e coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira Ribeiro, o profissional formado na Unesc é apto a resolver questões sobre a alimentação e a nutrição humana em todas as dimensões. “Seja na promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. A área de atuação, portanto, cresce a cada dia e é muito mais ampla do que apenas o consultório. As oportunidades vão desde a atuação em escolas, hospitais, indústrias, quanto nos mais variados estabelecimentos de alimentação coletiva”, comenta.

Para a profissional, com o passar do tempo e a ascensão dos alimentos industrializados, o papel do nutricionista se tornou ainda mais importante para a população em geral. “Isso porque a maioria dos óbitos ainda é causado por cardiopatias ou diabetes, por exemplo. Tudo tem a ver com a nutrição, e precisamos perceber isso. Hoje se vive mais, mas temos que oportunizar a vida com qualidade”, completa.

Como meios para acessar tanto conhecimento e encontrar os caminhos para a promoção da saúde, a estrutura do curso de Nutrição da Unesc oferece todo o diferencial com laboratórios de técnica dietética e tecnologia dos alimentos, avaliação nutricional, bromatologia, anatomia, fisiologia, microbiologia e parasitologia, além do Ambulatório de Nutrição, na Clínica Integrada da Unesc.

Trabalho dentro de cada realidade

Além de estar bem preparado com técnicas e conhecimentos atuais, o nutricionista formado na Unesc recebe a capacitação e realiza práticas importantes para saber adaptar as orientações necessárias à realidade de determinado público. “Dentro do Sistema Único de Saúde, o profissional pode atuar com uma equipe multiprofissional cuidando das orientações de hábitos alimentares dentro da disponibilidade de ingredientes que a família vai ter acesso, por exemplo. Ele vai pensar desde a lista do supermercado dessa família até a forma de preparo. É uma grande responsabilidade”, destaca a coordenadora do curso.

Ainda entre os princípios abordados nas disciplinas, de acordo com Rita, está inclusive a forma de cultivo dos alimentos. “Fazemos questão de que eles reflitam sobre todo o processo, que saibam a importância da forma de plantar e das pessoas que fazem isso, buscando sempre os melhores produtores e aqueles que evitam a utilização de agrotóxicos. É importante que eles dominem também essa escolha”, salienta.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito